Logo O POVO+
Grupo de Luizianne quer espaço na gestão de Evandro
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.

Grupo de Luizianne quer espaço na gestão de Evandro

De acordo com Liliane Araújo, uma das integrantes dessa ala do partido, a atuação do grupo "foi fundamental no 2º turno" em Fortaleza
Deputada federal Luizianne Lins e Evandro Leitão participam de ato com Lula na Praça do Ferreira durante a campanha em Fortaleza (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES Deputada federal Luizianne Lins e Evandro Leitão participam de ato com Lula na Praça do Ferreira durante a campanha em Fortaleza

A deputada federal Luizianne Lins (PT) reuniu ontem o campo de esquerda para fazer avaliação mais geral do pleito de 2024, identificando vitórias e mapeando desafios.

Entre os sucessos dessa composição que se formou na esteira da escolha de Evandro como candidato do PT, estão a eleição de duas vereadoras ligadas à ex-prefeita (Mariana Lacerda e Adriana Almeida), o desempenho de Waldemir Catanho em Caucaia (a despeito da derrota) e a participação na campanha do PT em Fortaleza, notadamente no enfrentamento com André Fernandes (PL).

De acordo com Liliane Araújo, uma das integrantes dessa ala do partido, a atuação do grupo “foi fundamental no 2º turno”, já que “todos do campo estavam presentes nessa disputa”.

A petista então acrescentou: “A gente tem legitimidade para pleitear e assumir um espaço ou cargo importante na gestão do PT (na capital cearense). Estamos dispostos a dialogar sobre isso”.

Do bloco de Luizianne, ainda segundo a correligionária da parlamentar, formou-se uma “comissão para fazer a interlocução do campo não só na perspectiva municipal, mas em outras perspectivas de construções futuras também”.

O colegiado é formado pelas duas vereadoras, por um nome próximo de LL e por Liliane Araújo, conforme palavras da petista, para quem “é unânime a compreensão da importância desse campo novo, que já mostrou muita força”.

Convém observar, no entanto, como Evandro deve lidar com essas sinalizações de entendimento entre o segmento capitaneado por LL e o prefeito eleito, já que, durante toda a campanha eleitoral, não houve qualquer agenda conjunta de ambos, salvo o comício ao lado de Lula na Praça do Ferreira.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?