Lula demite uma mulher sempre que precisa atender ao centrão
clique para exibir bio do colunista
Henrique Araújo é jornalista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Sociologia (UFC) e em Literatura Comparada (UFC). Cronista do O POVO, escreve às quartas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades, editor-adjunto de Política e repórter especial. Mantém uma coluna sobre bastidores da política publicada às segundas, quintas e sextas-feiras.
Lula demite uma mulher sempre que precisa atender ao centrão
Com uma base volátil, o chefe do Planalto tem feito ajustes na equipe, de modo a contemplar as forças políticas que lhe dão sustentação
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Presidente Lula ao lado da agora ex-ministra Nísia Trindade
O presidente Lula demitiu até agora três ministras no curso de seu terceiro mandato: Nísia Trindade (ex-Saúde), Daniela Carneiro (ex-Turismo) e Ana Moser (ex-Esportes), todas pelo mesmo motivo, direta ou indiretamente: pressão do centrão.
Com uma base volátil, o chefe do Planalto tem feito ajustes na equipe, de modo a contemplar as forças políticas que lhe dão sustentação. Quase sempre, porém, a cota de sacrifício recai sobre uma pasta comandada por mulher.
A mais recente foi Nísia. Embora sua atuação fosse alvo de críticas dentro e fora do governo, a gestora era considerada como quadro técnico, ou seja, não era indicação de qualquer legenda.
Para seu lugar, o nome escolhido foi Alexandre Padilha, que deixa a Secretaria de Relações Institucionais após acumular desgaste com o ex-presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).
Lula montou seu primeiro escalão com o maior percentual feminino no comando de ministérios – quase 30%, ou 11 ministras. De lá para cá, esse numero foi caindo, até chegar aos 9 de um total de 38 postos.
Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.