Outubro Rosa: Nossos pets também podem ter câncer de mama
Jéssica Castelo Branco é médica veterinária formada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Fez residência multiprofissional com ênfase em reprodução animal pela mesma Instituição. Atualmente, dedica-se a clínica médica de pequenos animais e é professora de curso técnico profissionalizante para auxiliares de veterinários
Outubro Rosa: Nossos pets também podem ter câncer de mama
Estudos mostram que a castração precoce pode ajudar a reduzir as chances de câncer de mama em até 99% se a paciente for castrada antes do primeiro cio
Assim como as mulheres, cadelas e gatas também podem ter câncer de mama. Esta inclusive é umas das neoplasias mais comum de serem observadas nessas fêmeas. E não somente as fêmeas, machos também podem desenvolver tumores nas mamas, porém é uma condição bem rara.
A boa notícia é que possível prevenir o câncer de mama de uma forma bem simples nos pets: com a castração! Estudos mostram que a castração precoce pode ajudar a reduzir as chances de câncer de mama em até 99% se a paciente for castrada antes do primeiro cio e em 92% se castrada entre o primeiro e o segundo cio.
Então sim, é preciso um pouco de pressa em realizar o procedimento, para que a castração possa ter esse efeito protetivo. Do terceiro cio em diante, o procedimento tem cada vez menos efeito protetor. Mas vale ressaltar que a castração, não é somente uma aliada na prevenção de tumores de mama, é também o método mais eficiente para eliminar os riscos de problemas uterinos e ovarianos, bem como gestações indesejadas pelos tutores.
Além da exposição aos hormônios reprodutivos durante o cio, outros fatores podem contribuir para incidência de tumores de mama, como a própria genética da fêmea, a obesidade e a utilização de hormônios sintéticos como “anticoncepcionais injetáveis”.
Alguns mitos acerca dos tumores de mama e demais afeções reprodutivas também precisam ser esclarecidos como, por exemplo, que “cadelas e gatas precisam cruzar ou ter pelo menos uma ninhada de filhotes para que não fiquem doentes”.
Isso não é verdade! Não existem evidências científicas que mostram que cruzar ou ter filhotes traz benefícios a saúde do pet. Ao contrário disso, sabemos que quanto mais vezes uma cadela ou gata entra no cio, mais chances ela tem de adquirir problemas nas mamas e no útero.
Para diagnosticar tumores de mamas em pets, é preciso uma avaliação clínica com médico veterinário, além de exames complementares, como a analises das células encontradas em possíveis tumores, exames de imagem que podem detectar a presença de tumores em mais órgãos do corpo, além do exame histopatológico (que é tipo uma biopsia) após cirurgia de remoção.
Mas em casa, assim como é recomendado o autoexame em mulheres, também é de extrema importância que seja feita a palpação regular das mamas em cadelas e gatas. Essa palpação deve começar desde a região mais próxima ao pescoço até após o ultimo par de mamas lá na porção final da barriguinha, sempre de forma bastante gentil e cuidadosa.
Uma vez detectada a presença do tumor de mama e atestado sua malignidade, é possível fazer o tratamento com boas chances de cura. Na maioria dos casos, é feita a remoção cirúrgica dos tumores, mas é imprescindível que juntamente com um Médico Veterinário Oncologista, seja avaliado também a necessidade de remoção das demais cadeias mamárias, mesmo que não acometidas por tumores, assim como a utilização de quimio e radioterapias.
O outubro Rosa Pet, além de muito importante para conscientização a cerca da prevenção de tumores mamas, é também um momento muito oportuno para falarmos mais sobre a saúde reprodutiva de nossos pets. Fica de olho aqui na coluna, que esse mês ainda vamos falar um pouco mais sobre esse tema. E procure sempre um médico veterinário para esclarecer suas duvidas sobre castração e reprodução!
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.