Logo O POVO+
Manobra da oposição adia decisão da CCJ sobre Brazão
Foto de João Paulo Biage
clique para exibir bio do colunista

João Paulo Biage é jornalista há 13 anos e especialista em Comunicação Pública. De Brasília, acompanha, todos os dias, os passos dos parlamentares no Congresso Nacional e a movimentação no Palácio do Planalto, local de trabalho do presidente. É repórter e comentarista do programa O POVO News e colunista do O POVO Mais

Manobra da oposição adia decisão da CCJ sobre Brazão

Gilson Marques e Roberto Duarte pediram mais tempo para analisar o processo. Nem o União Brasil, ex-partido de Chiquinho, queria o adiamento
Chiquinho Brazão é deputado federal pelo Rio de Janeiro (Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados)
Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados Chiquinho Brazão é deputado federal pelo Rio de Janeiro

O deputado Gilson Marques (Novo-SC) e Roberto Duarte (Republicanos-AC) pediram vista do processo que discute a manutenção da prisão do ainda deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Brazão é acusado pela Polícia Federal e pelo Supremo Tribunal Federal de ser um dos mandantes das mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes. Com isso, a manutenção da prisão não foi analisada pelo Congresso Nacional.

Ambos os deputados são opositores ao governo e ferrenhos defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas a manobra não foi só dos dois. Durante as discussões, Júlia Zanatta (PL-SC) e Éder Mauro (PL-PA), também atacaram a falecida vereadora.

Apesar da manobra, Gilson Marques disse que não está protegendo o acusado de assassinato. “Eu não concordo com a ilação de que o pedido de vista é para protegê-lo. Eu concordo que ele seja votado amanhã. Nós precisamos colocar a cabeça no travesseiro com a certeza”, disse o parlamentar.

Já Roberto Duarte foi além e pediu que a decisão só seja tomada em abril. “Nós precisamos defender sempre o devido processo legal e o contraditório”, afirmou, pedindo vista de 72 horas.

Os governistas vão tentar manobrar para que a decisão seja tomada ainda esta semana. Haverá reunião com o presidente da casa, Arthur Lira, para que o plenário da Câmara seja pautado com o tema ainda nesta quarta-feira.

Foto do João Paulo Biage

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?