Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
O Conselho Universitário da Universidade Federal do Ceará (UFC) aprovou a outorga do título de Doutora Honoris Causa para a cantora Maria Bethânia, como parte das celebrações dos 70 Anos da UFC. Bethânia será comunicada e convidada a receber neste ano de celebrações.
Outra deliberação foi a criação da Secretaria de Meio Ambiente da Universidade. Começa a funcionar a partir de 1° de abril. Será órgão suplementar subordinado à Reitoria. Terá a missão de planejar, articular e estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos. Na descrição da Secretaria, a ideia de maximizar a eficiência dos serviços prestados; promover a qualidade do meio ambiente no âmbito institucional, apoiando para a implementação de estratégias sustentáveis em diversas frentes.
No escopo, também a tarefa de promover a reflexão sobre os problemas socioambientais no âmbito da UFC; incentivar e ajudar a organizar a gestão integrada de resíduos sólidos e líquidos, inclusive a destinação ambientalmente correta; e garantir a divulgação de ações administrativas e acadêmicas das boas práticas ambientais na Universidade, visando à inserção da variável socioambiental no seu cotidiano.
No relato ao Conselho, sobre Bethânia, a seguinte defesa: "A artista jamais se eximiu de defender e de pôr em discussão Brasis encobertos pela violência e pelos 'podres poderes'. Em décadas de carreira, tem cantado as subjetividades de um país complexo, negro e indígena, belo e misterioso, revelando as potências do povo brasileiro em meio à diversidade de etnias, biomas, paisagens, espiritualidades, tradições, mostrando-nos que há muitas formas de lutar, amar e autoinscrever-se na história".
O reitor Custódio de Almeida foi o relator e o texto é do professor Leandro Bulhões, do Departamento de História.
Doutora Honoris Causa é a máxima distinção concedida por uma Universidade. O nome tem origem do latim e significa “por causa de honra”. O título não exige formação acadêmica.
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.