
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
Redator do blog e coluna homônimos, diretor de Jornalismo da Rádio O POVO/CBN e CBN Cariri, âncora do programa O POVO no Rádio e editor-geral do Anuário do Ceará
A Lubnor - a minirrefinaria da Petrobras em Fortaleza - cancelou o carregamento de asfalto neste domingo. Alegou ter havido durante a madrugada uma interrupção no fornecimento de energia elétrica pela Enel. Sem energia, parou as caldeiras responsáveis pelo aquecimento dos tanques. O tanque de entrega estava com previsão de atingir a temperatura mínima de 140 graus centígrados apenas no final da tarde. Por este motivo, decidiu cancelar a entrega.
Questionada sobre o tema, a Enel respondeu com a seguinte nota. "A Enel Distribuição Ceará informa que ocorreu uma oscilação na rede que alimenta a Lubnor, com duração de apenas 57 segundos na noite de sábado 25/5. Informa ainda que, logo após, a energia foi restabelecida para a Lubnor e todos os clientes alimentados por essa rede de distribuição. A companhia acrescenta que se colocará à disposição da Lubnor para quaisquer ações conjuntas que possam mitigar impactos à produção da Lubnor, em caso de ocorrências na rede elétrica."
O Blog apurou que haveria carga ontem, 25, e hoje, 26. As empreiteiras que compram asfalto têm esperança de tudo se ajeitar nesta segunda-feira. Um dia sem entrega do chamado Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) implica mais do que um dia de trabalho. Há um efeito cascata. Um dos efeitos pode ser o trabalho da chamada Operação Asfalto, ação da Prefeitura de Fortaleza de tapa-buracos.
A Lubnor tem capacidade de processamento autorizada de 8,2 mil barris por dia. É uma das líderes nacionais em produção de asfalto, e a única unidade de refino no Brasil a produzir lubrificantes naftênicos.
Em novembro de 2023, a Petrobras anunciou a rescisão do contrato para a venda da refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor) e de seus ativos logísticos associados. Alegou o descumprimento de condições precedentes estabelecidas no contrato com a Grepar até o prazo final de 25 de novembro de 2023.
*Atualizado, às 16h35min, com nota da Enel Distribuição Ceará
Informe-se sobre a economia do Ceará aqui. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.