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Não basta ser pai
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A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

Não basta ser pai

Um anúncio ou uma campanha publicitária devem, antes de tudo, seduzir o receptor. Um texto previsível no período natalino é um banho de água fria para quem quer emocionar o consumidor
Tipo Opinião
Comercial Gelol de 1982 (Foto: Comercial Gelol 1982)
Foto: Comercial Gelol 1982 Comercial Gelol de 1982

A comunicação é mais eficiente quando nos pega desprotegidos. Receber flores num dia comum é mais emocionante que no Dia dos Namorados. Ser surpreendido por uma campanha que fala da maternidade sem estar atrelada ao mês de maio é inusitado e, na minha opinião, mais crível. As peças publicitárias de calendário parecem, em sua grande maioria, aqueles vídeos políticos mostrando crianças indígenas do Oiapoque, o Olodum no Pelourinho e um gaúcho com chimarrão no Chuí.

Um anúncio ou uma campanha publicitária devem, antes de tudo, seduzir o receptor. Um texto previsível no período natalino é um banho de água fria para quem quer emocionar o consumidor. Encontrar um Papai Noel numa quadrilha junina é muito mais interessante que numa fábrica de panetone. O elemento surpresa sempre será um poderoso recurso para um alto índice de recall. Ainda hoje um anúncio do Gelol, um aerosol para lesões musculares, continua a emocionar ao ponto de virar, como reflexão, um reposicionamento do papel de um pai na relação com o filho. O conceito: Não basta ser pai, tem que participar” virou um aforismo repetido por gerações, mesmo sem estar atrelado ao mês de agosto ou ao Dia dos Pais. Um clássico da história de nossa propaganda que nos ensina que o inusitado é, na verdade, uma ferramenta que deveria ser, paradoxalmente, usual entre nós, profissionais da comunicação.

Desejo de mudança

A agência Nômade assina a primeira campanha da Mood, nova empresa da construtora Moura Dubeux, focada no mercado de classe média. O mote das peças é o desejo de mudança. Segundo a Mood, por entender que o novo consumidor do mercado imobiliário busca valor agregado, seus empreendimentos oferecerão diferenciais, como a valorização de áreas externas contemplativas, áreas comuns com espaço gourmet e academias bem equipadas. A campanha abrange peças em Mídia Digital Out of Home, Busdor, Outdoor e painéis de led. Estão previstas ainda inserções em Rádio e TV.

 

 

“Na Moura Dubeux, nos posicionamos no segmento de médio e alto padrão. Entretanto enxergamos que havia uma oportunidade em uma faixa de consumidores de classe média, com renda média a partir de 12 mil mensais e na faixa dos 35+ e ávida por imóveis de qualidade, bom acabamento e serviços agregados. Dessa forma, a Mood oferecerá empreendimentos em regiões que funcionam como vetores de crescimento. Assim nosso foco está em locais que sejam cercados por serviços e proporcionem comodidade aos proprietários”, destaca Eduarda Dubeux, diretora Comercial, Marketing e CX da Moura Dubeux.

O primeiro empreendimento da Mood está em uma das localizações mais concorridas da capital, o bairro do Cocó. A poucos metros do Shopping Riomar Fortaleza, o Mood Cocó terá apartamentos de 2 quartos com 55 m², 3 quartos com 64 m² e 77 m². Em um amplo terreno com mais de 4.500 m2, o projeto contempla duas torres e uma área de lazer completa que será entregue equipada e decorada. O projeto é do arquiteto Osvaldo Souza do escritório Cia de Arquitetura.

Nova comunicação

O Grupo Aço Cearense tem novo Coordenador de Comunicação. Salmo Euzébio assume o cargo, depois de 9 anos trabalhando na companhia. Entre os desafios está o de criar estratégias para comunicar os movimentos do grupo. Segundo a Aço Cearense, "Salmo traz uma vasta experiência e um profundo entendimento da cultura organizacional e dos objetivos estratégicos da companhia".

“Certamente, minha principal função é apoiar na construção de valores da empresa, apresentando uma visão mais ampla da cultura do negócio, podendo conectar ainda mais o operacional ao estratégico. Assim, valorizaremos o melhor de cada um, ajudando no desenvolvimento profissional e pessoal da equipe e de todos os colaboradores”, afirma Salmo.

Salmo Euzébio, novo Coordenador de Comunicação do Grupo Aço Cearense.(Foto: Divulgação / Aço Cearense)
Foto: Divulgação / Aço Cearense Salmo Euzébio, novo Coordenador de Comunicação do Grupo Aço Cearense.

Tecnologia humana

Acontece hoje no Teatro RioMar Fortaleza a 16ª edição do Café com RH, da Unimed Fortaleza. O evento deste ano traz o tema "A tecnologia do futuro é humano" e reunirá grandes nomes da Gestão de Pessoas e Negócios para discutir tendências, liderança, inovação, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho, entre outros assuntos. 

Campanha de divulgação do evento Café com Rh, promovido pela Unimed Fortaleza(Foto: Divulgação/ Unimed Fortaleza)
Foto: Divulgação/ Unimed Fortaleza Campanha de divulgação do evento Café com Rh, promovido pela Unimed Fortaleza

Estão confirmados: Guilherme Portugal (Mercer), Carolina Macron (escritora e consultora), Nazareno Júnior e Fernanda Honório (Unimed Fortaleza), Sandra Gioff (CEO do Trampo é Seu e da Founder da Be Nice) e a jornalista Izabella Camargo, eleita maior Influenciadora de RH do Brasil pelo iBest.

Saiba mais sobre o evento aqui

Na defesa

A EBMQUINTTO fez história na última edição do Prêmio Colunistas, com reconhecimentos nas categorias Nacional e Regional. A agência ganhou Ouro com a campanha "#EuTôNaDefesa", uma iniciativa do Governo do Ceará contra o assédio e a violência às mulheres, na categoria de relações públicas nacional. A campanha envolveu o Fortaleza e o Ceará e o Clássico-Rei de março do ano passado, colorindo o Castelão com frases contra a violência machista.

Além deste Ouro nacional, a EBMQUINTTO conquistou 3 Ouros, 4 Pratas e 1 Bronze em nível regional. A redatora líder do projeto, Bybyanne Lemos, ressalta que “ao receber uma oportunidade dessas, nossa maior preocupação é que a mensagem impacte quem realmente precisa. E aqui entra a nossa criatividade unida com responsabilidade e a necessidade de informar. É realmente o ponto. Mas ter o reconhecimento nacional ao lado de outras grandes agências, com certeza, deixa a equipe orgulhosa”.


Já Thiago Peixoto, sócio-diretor executivo da EBMQUINTTO, diz que “as diversas campanhas e clientes premiados no Colunistas afirmam nosso compromisso, como uma agência data driven, em aliar criatividade e efetividade. Motivo de muito orgulho para toda equipe de mais de 160 colaboradores espalhados pelas nossas 3 sedes, Fortaleza, Brasília e Salvador”.

Lista de Prêmios Conquistados:

Nacional

Ouro: Governo do Ceará - #EuTôNaDefesa

Regional

Ouro: AMC - Influenciadores AMC, AMC - Rótulos AMC e Governo do Ceará - #EuTôNaDefesa

Prata: LIVSAÚDE - Agora você vê, Animais Universitários - Órfãos Governo do Ceará - #EuTôNaDefesa (outra categoria) Positive Company - Lançamento Café

Bronze: Colégio ND - Dia de Proteção das Florestas

Confira o vídeo da campanha campeã abaixo: 

Sobre duas rodas

A 99Moto está investindo no São João nordestino, com destaque para a festa de Maracanaú. A empresa é a patrocinadora do show do cantor Nattan que acontece amanhã na Cidade Junina Maracanaú, montada este ano em novo local, na Av. Wilson Camurça, no Distrito Industrial, em terreno de 80 mil m², com infraestrutura, drenagem e pavimentação. Além do show do astro do forró, a 99Moto contratou um time de influenciadores para visitar diversas festas de São João pelo Nordeste na garupa da 99Moto e compartilhar suas experiências com o público.

Imagem de divulgação da ativação de São João da 99Moto com show do cantor Nattanzinho.(Foto: Divulgação / 99Moto)
Foto: Divulgação / 99Moto Imagem de divulgação da ativação de São João da 99Moto com show do cantor Nattanzinho.

Não apenas na cultura estão focados os esforços da empresa na região.

Recentemente, a 99 e a Prefeitura de Fortaleza uniram forças para realizar o III Seminário AMC para Preservação de Vidas no Trânsito. O evento, que faz parte das ativações relacionadas à campanha do Maio Amarelo, contou com a participação de diversas autoridades e especialistas, focando na segurança viária e mobilidade urbana.

Além do Seminário, a parceria entre a 99 e a Prefeitura de Fortaleza inclui ações contínuas para conscientizar motoristas e motociclistas parceiros do app, além de apoiar o desenvolvimento de políticas públicas para a segurança no trânsito e a melhoria da mobilidade urbana na capital cearense.

São João com amor

O will bank presenteou seus clientes com 1 centavo para que possam enviar esse valor com uma mensagem de amor aos seus parceiros ou parceiras. A ideia é da agência monkey-land. Além do incentivo para uma mensagem de amor, até o dia 17 de junho, todos os clientes que fizerem transações via PIX com o will bank estarão concorrendo a uma lua de mel de até R$ 50 mil paga pela empresa. Quem cadastrar novas chaves PIX, que sejam CPF ou número de celular, ganha um número da sorte extra para concorrer ao prêmio. O sorteio será realizado no dia 22 de junho.

Nova Campanha de Dia dos Namorados da Will Bank idealizada pela agência Monkey-Land.(Foto: Divulgação/ Will Bank)
Foto: Divulgação/ Will Bank Nova Campanha de Dia dos Namorados da Will Bank idealizada pela agência Monkey-Land.

“Sabemos da importância do São João para o Nordeste, região onde estão a maioria dos nossos clientes. Como um banco que tem crescido muito em outras partes do país, achamos importante seguir ressaltando e valorizando a cultura nordestina, por isso, quisemos unir o digital ao real, em uma campanha nacional, sobre o amor em todas as suas formas”, afirma Ingrid Pereira, gerente de marca do will bank.

Este ano, o will bank também retorna à Campina Grande.. Há dois anos, o banco digital apoiou empreendedores que precisavam de crédito para voltar ao Parque do Povo após o período pandêmico. Este ano, o banco pretende levar o amor à Vila Sítio São João, junto com a quadrilha Arraial em Paris, campeã do festival de quadrilhas de São João de 2023. Já confirmaram presença o humorista Ed Gama e a empreendedora baiana Mani Reggo, influenciadora parceira do banco digital.

O destino de estar juntos

O Giga Mall está celebrando o amor de uma maneira especial neste Dia dos Namorados com a campanha "Giga Roteiro dos Namorados - O Melhor Destino é Estar Junto". Até o dia 29 de junho, os clientes têm a chance de concorrer a prêmios, incluindo uma viagem para o Rio de Janeiro com acompanhante.

Para participar da promoção, é necessário realizar o cadastro no posto de trocas, localizado no piso térreo do shopping, fornecendo as seguintes informações pessoais: nome completo, CPF, endereço, telefone de contato e e-mail.

A cada R$100,00 em compras, o cliente ganha 1 cupom para concorrer aos prêmios. Por exemplo, uma compra de R$450,00 resultará em 4 cupons. As trocas realizadas de segunda a quarta-feira garantem cupons dobrados aos clientes.

As trocas podem ser realizadas até o dia 29 de junho às 12h. Haverão sorteios semanais de vales-compras de R$1.000,00 aos sábados, nos dias 08, 15, 22 e 29 de junho. O sorteio da viagem acontecerá no dia 29 de junho às 18h. Confira no site www.gigamall.com.br o acesso ao regulamento completo da promoção.

“Esta é uma oportunidade única para os clientes do Giga Mall celebrarem o amor e ainda concorrerem a prêmios incríveis. Não perca a chance de participar do 'Giga Roteiro dos Namorados' e tornar este Dia dos Namorados inesquecível”, convida o superintendente do Giga Mall, Regis Tavares.

Sobre a Premiação
Vale-Viagem: Um (01) sorteio de um vale-viagem no valor de R$10.000,00.
Vale-Compras: Cinco (05) sorteios de vale-compras de R$1.000,00 cada.
Ao todo, serão distribuídos R$15.000,00 em prêmios durante o período da campanha.

Patrocínio de São João

Uma das principais parceiras da temporada junina de 2024, a marca de bebidas Beats levará para o público do norte e nordeste diversas experiências: Mirante especial, Pedro Sampaio e ainda uma versão exclusiva do sabor ‘Senses’ para facilitar o consumo compartilhado em grupos e ser consumida em copos.

Quem for para Campina Grande, na Paraíba, poderá conferir de perto o Mirante Beats, um espaço instagramável e com vista privilegiada para o palco principal. O espaço contará com diversas ações interativas para o público se divertir e lembrar da importância do consumo moderado e da hidratação para garantir a diversão com responsabilidade durante todos os dias da festa.

A Beats também preparou uma inovação que tem tudo para ser a estrela da festa: a edição especial e inédita da Beats Senses. Comercializada em uma embalagem de 1 litro, a versão para ser compartilhada em copos ou taças, que incentiva o consumo responsável. O lançamento já está disponível em Salvador, Caruaru, Olinda, Campina Grande e João Pessoa.

Imagens de divulgação da Beats de 1L no São João de Campina Grande.(Foto: Divulgação/ Skol Beats)
Foto: Divulgação/ Skol Beats Imagens de divulgação da Beats de 1L no São João de Campina Grande.

 

 

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