
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
O Anuário do Ceará será lançado nesta segunda, dia 1º de julho de 2024. No entorno da publicação mais antiga do Estado, o Ceará se encontra diante de um espelho. As páginas do Anuário são como camadas de um tecido social que explica muito do que somos, de onde viemos e é claro, quais rumos desejamos. Nas páginas do grande livro, um extenso trabalho de pesquisa, análises de dados, reportagens e artigos. Tudo dentro da primorosa edição do jornalista Jocélio Leal, um projeto gráfico magnífico concebido por Andrea Araujo e laureado pelas ilustrações do genial Carlus Campos. O Anuário do Ceará é uma obra de arte. Mais do que isso, é um documento que reporta o nosso tempo. Folhear seu conteúdo nos faz tatear os pontos cardeais de nossa cultura, de nossa economia. Percorrer seus capítulos revela a nossa própria cearensidade.
Uma publicação como o Anuário reflete as conexões sociais construídas por décadas. Este ano, a homenagem é especialíssima. A Universidade Federal do Ceará celebra 70 anos e é, digamos, a estrela da publicação, e como uma estrela no firmamento, a UFC se apresenta como uma instituição de todos os homens e todas as mulheres do Ceará.
Retomando o tema e refletindo em caracteres desta Layout, o Anuário é mais do que uma peça de arte, ele é na verdade um símbolo onde estão preservadas para sempre as impressões digitais de gerações, numa linha do tempo bordada por uma rendeira. Nada mais Ceará que isso.
Anuário do Ceará 2024-2025 contratou o Datafolha para saber quais são as marcas mais lembradas pelos cearenses. São 25 categorias de produtos e serviços, incluída a marca Top do Top, a mais lembrada entre todos, de forma independente do segmento.
A pesquisa quantitativa em pontos de fluxo da capital cearense foi realizada entre os dias 15 e 22 de fevereiro de 2024. De 2002 para cá, o número de amostras aumentou, e começou a ser aplicado critério de desempate. O nível de confiança continua em 95%, e o público é a população de Fortaleza a partir de 16 anos. Nesta edição, estreiam no Anuário as categorias “operadora de telefonia” e “loja de varejo”. E, após oito edições, “cerveja” volta ao levantamento.
A edição 2024-2025 do Anuário do Ceará homenageia os 70 anos da primeira instituição universitária do Estado, a Universidade Federal do Ceará (UFC). O Anuário é realizado pela Fundação Demócrito Rocha e promovido pelo O POVO. Com 680 páginas, é considerada a publicação impressa mais antiga em circulação no Ceará.
Veja os ganhadores de algumas categorias
Marca que representa o Ceará
As campeãs da categoria “Marca que representa o Ceará” são M. Dias Branco, Fábrica Fortaleza e Fortaleza, com, respectivamente, 5,9%, 4,4% e 4,2% na pesquisa Anuário Top of Mind 2024-2025. Apesar das diferentes nomenclaturas, os nomes fazem referência ao mesmo grupo.
O desempenho da Cajuína São Geraldo impressiona. Foi a segunda marca mais lembrada na pesquisa geral, com 3,4% das menções.
Nas classes A e B, a M. Dias Branco obteve 13,4% dos votos e é a maior vencedora da categoria, com quatro vitórias consecutivas. Depois da vice, a Cajuína São Geraldo (6,5%), aparecem Fábrica Fortaleza e Ypióca, empatadas com 4%.
Ranking (%)
M. Dias Branco: 5,9
Fábrica Fortaleza: 4,4
Fortaleza (Biscoito/Bolacha Fortaleza): 4,2
São Geraldo/Cajuína São Geraldo: 3,4
Ypióca: 1,9
Indaiá: 1,8
Verdes Mares: 1,2
Ceará Sporting Club: 1
Governo do Estado do Ceará: 1
Enel: 0,9
Jornal
O POVO segue líder quando o assunto é jornalismo entre os cearenses. Pela 15ª vez, o jornal é o mais lembrado na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. A marca de 96 anos foi citada por 39% dos entrevistados — uma diferença de 25,8 pontos percentuais em relação ao segundo colocado. Entre as classes A e B, O POVO, fundado em 1928, foi mencionado por 43,5% dos participantes.
Em segundo lugar na pesquisa aparece o jornal Diário do Nordeste, com 13,2%. O Diário, que pode ou não fazer menção ao Diário do Nordeste, ficou em quarto lugar com 4,5%. O Datafolha considera os nomes como distintos, pois foram citados de forma diferente pelos entrevistados. Mesmo somando as porcentagens, O POVO continua na liderança com 21,3 pontos percentuais a mais.
Ranking (%)
O POVO: 39
Diário do Nordeste: 13,2
Jornal Nacional: 11,3
Diário: 4,5
CE TV: 2,3
Jornal do 10: 2,1
Record/Record News/Jornal da Record: 2,1
Jangadeiro: 2
O Globo: 1,7
Jornal Hoje: 1,2
Cerveja
Após oito anos de hiato, a categoria “marca de cerveja” reestreia na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. A Skol foi a vencedora desta edição, com 26,9% de menções. Nas edições de 2012, 2013, 2014 e 2016, a Skol também foi a única vencedora, com 25,2%, 44,5%, 47,6% e 45,6% citações, respectivamente.
Na sequência dentre as marcas lembradas após Skol, aparecem: Brahma (18,8%), Heineken (15,2%), Antartica (6,5%), Itaipava (5,2%),
Budweiser (2,7%), Bohemia (1,6%), Stella Artois (1,6%), Devassa (1,4%), Kaiser (1%) e Nova Schin (1%).
O levantamento realizado entre as classes A e B traz Brahma (21,6%) como vencedora, mas empatada com Heineken (21,2%) e Skol (18,7%).
Ranking (%)
Skol: 26,9
Brahma: 18,8
Heineken: 15,2
Antarctica: 6,5
Itaipava: 5,2
Budweiser: 2,7
Bohemia: 1,6
Stella Artois: 1,6
Devassa: 1,4
Kaiser: 1
Supermercado
Cometa e Assaí conquistaram o primeiro lugar na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, na categoria “supermercado”. O Cometa teve 17,3% das menções espontâneas, enquanto o Assaí, embora seja um atacarejo, obteve 15,7%. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
As marcas cearenses emplacaram sete posições no ranking das dez mais votadas: Cometa, Center Box, Lagoa, Frangolândia, Pinheiro, Super do Povo e São Luiz.
Nas classes A e B, Cometa e Assaí também dividem a liderança nesta edição, com 22,4% e 17%, respectivamente.
Ranking (%)
Cometa: 17,3
Assaí: 15,7
Center Box: 5,7
Lagoa/Hiper Lagoa: 5,3
Atacadão: 5
Pão de Açúcar: 4,9
Frangolândia: 4,8
Pinheiro: 4,5
Super do Povo/Do Povo: 4
São Luiz: 3,5
Loja de informática
Pela 11ª vez consecutiva em 12 edições, a marca ibyte é a vencedora na categoria “loja de informática” da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. No ranking 2024-2025, a marca foi citada de forma espontânea por 23,1% da população geral, apresentando uma leve diferença em relação ao ano de 2023 (eram 23,7%).
Em sequência no ranking da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, aparecem: R7 Informática (5,8%), Nagem (1,4%), Microlins (0,8%), SOS Computadores (0,6%), dentre outras marcas menos citadas.
Nas classes A e B, a ibyte também tem uma porcentagem maior em relação às outras marcas, com mais de um terço das citações (37,4%).
Ranking (%)
Ibyte: 23,1
R7 Informática: 5,8
Nagem/Nasgem: 1,4
Microlins: 0,8
SOS Computadores/SOS: 0,6
Infocel: 0,6
Samsung: 0,4
Cecomil: 0,4
Datacor: 0,3
Kabum: 0,2
Plano de Saúde
Hapvida NotreDame Intermédica é, pela nona vez, a marca mais lembrada quando o assunto é “plano de saúde”. Na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, a Hapvida foi citada de forma espontânea por 49% dos entrevistados, superando o ano anterior, com 48,5%.
Com 30,2% das menções, aparece Unimed. As duas maiores representações no Estado do Sistema Nacional Unimed são Unimed Ceará e Unimed Fortaleza. Com menores índices: SiM (1,2%), Cartão de Todos (1,1%) e Amil (1%).
Nas classes A e B, uma inversão. Unimed obteve o maior percentual, 46% das citações. Hapvida ficou com 38,1%, empatada devido à margem de erro de oito pontos, para mais ou para menos.
Ranking (%)
Hapvida: 49
Unimed: 30,2
SiM: 1,2
Cartão de Todos: 1,1
Amil: 1
SUS: 0,9
Liv Saúde: 0,5
Uniclinic: 0,4
Nova Vida: 0,3
IPM: 0,2
A Mulato Comunicação criou a nova campanha para o Giga Mall Messejana. O empreendimento está reposicionando sua estratégia e deixando de lado o segmento de atacado. A nova comunicação enfatiza que o Giga Mall “varejou” e que o consumidor pode ir agora ao shopping para comprar sem se preocupar com quantidade, podendo adquirir apenas "uma pecinha". O Giga Mall, empreendimento do Grupo J Sleiman, é um dos maiores polos de moda do Ceará, com 70 mil metros quadrados de área construída e mais de mil lojas.
A agência Relevante foi eleita agência do ano na 5 edição do Prêmio Juan Vazquez, da Associação Cearense de Agentes Digitais (ACADi). Foram 4 ouros e 1 bronze que garantiram o primeiro lugar para a agência. “É uma equipe inteira que gera resultados no dia a dia”, celebrou Luisa Lemos, Gerente de Marketing da Relevante.
Confira todos os ganhadores
Campanha Low budget
1. Performa/Relevante
2. Acesso
3. Rock
Campanha Setor Público
1. EBMQUINTTO
2. Flex and Comunicação
3. EBMQUINTTO
Solução em website
1. Advance
2. Index Digital
3. Modernista Digital Brand
Customer Experience
1. Leme Digital
2. Rock
3. Relevante
Campanha Institucional
1. Relevante
2. Acesso
3. Acesso
Solução em e-commerce
1. Tatics
2. Tatics
3. Tatics
Produção de Conteúdo Audiovisual Web
1. Leme
2. EBMQUINTTO
3. Acesso
Solução em aplicativo
1. Relevante
2. Index Digital
3. Leme Digital
Solução em Inclusão social, diversidade e ESG
1. EBMQUINTTO
2. Rock
3. Advance
Presença Online
1. Acesso
2. EBMQUINTTO
3. Rock
Campanha comercial
1. Performa/Relevante
2. EBMQUINTTO
3. Acesso
Agência do Ano
1. Relevante
2. EBMQUINTTO
3. Acesso
A Pronto! Agência assinou o projeto do evento de inauguração do Complexo Solar Panati, em Jaguaretama, no Ceará, e do Complexo Solar Marangatu, em Brasileira, no Piauí. A agência esteve à frente da idealização do conceito criativo, além da organização e planejamento. Os complexos são da empresa Spic Brasil, capazes de abastecer 550 mil residências.
Além de abastecer residências populares, o parque irá suprir a demanda de empresas intensivas em energia. Globalmente, a SPIC é o maior implementador solar, com aproximadamente 71 GW de capacidade instalada. A empresa investiu mais de R$ 2 bilhões nos dois parques.
“A Spic Brasil nos confiou a missão de criar um evento que fosse além da simples inauguração. Eles buscavam um momento memorável que celebrasse a sua conquista e, ao mesmo tempo, conscientizasse o público sobre a importância da energia solar para o futuro do nosso planeta. Cada detalhe foi cuidadosamente planejado para garantir uma experiência completa e inesquecível. Estamos felizes com os resultados”, destaca Rafael Barroso, CEO da agência.
A Ypióca está lançando no Ceará uma edição limitada da Ypióca Reserva Carvalho de São João, também conhecida como a "Empalhada Ouro". O produto mantém a mesma estrutura do rótulo atual, com uma trama de palha que destaca o fundo da garrafa. Segundo a empresa, a nova edição promove o orgulho pela cachaça.
“A Ypióca, com sua história rica e compromisso com a qualidade, celebra os grandes momentos da cultura brasileira, e as festividades de São João são uma ocasião perfeita para destacar a cachaça envelhecida em barris de carvalho. Este processo de envelhecimento confere um sabor único e refinado, tornando a Ypióca Reserva Carvalho uma escolha ideal para celebrar com estilo e tradição. Este lançamento não apenas reforça a posição da Ypióca como uma marca icônica, mas também celebra a rica tapeçaria cultural do Brasil. Disponível exclusivamente nos supermercados do Ceará durante o mês de junho, a Ypióca Reserva Carvalho de São João é uma homenagem vibrante à nossa tradição”, afirma a companhia.
A G Marketing Comunicação está lançando a nova campanha da Apiguana, um dos maiores marketplaces do Nordeste de ferramentas para construção. Gravada nos estúdios da Terravista Filmes em Fortaleza, a nova campanha conta com um planejamento de 48 roteiros para um calendário promocional de 24 meses. A comunicação será do ator e apresentador Thiago Fortes.
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