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O enigma da criatividade (versão tecno)
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A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO

Layout economia

O enigma da criatividade (versão tecno)

Todo publicitário deve ser criativo, independente se está no atendimento, na produção ou no planejamento de mídia
Tipo Opinião
Uma foto tirada em 31 de março de 2023 em Manta, perto de Turim, mostra uma tela de computador com a página inicial do site de inteligência artificial OpenAI, exibindo seu robô chatGPT (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)
Foto: MARCO BERTORELLO / AFP Uma foto tirada em 31 de março de 2023 em Manta, perto de Turim, mostra uma tela de computador com a página inicial do site de inteligência artificial OpenAI, exibindo seu robô chatGPT

Uma das melhores metáforas que tomei conhecimento sobre caráter foi de meu sogro, Marco Antonio Vazzoler.

Ele é Físico e, como bom homem de exatas, me soltou uma pérola: “as pessoas cometem deslizes na vida e isso pode ser classificado como um problema de software. Agora, se for uma questão de caráter, ah, aí não, aí é um problema de hardware”.

Considero essa pequena parábola um tesouro, até por que ela me permite outras leituras como a que usei em sala de aula (sim, já fui professor!) quando questionado sobre o que é necessário para ser criativo.

Lembrando da metáfora do hardware, parodiei meu sogro e soltei: “ser criativo é ter um bom HD e, principalmente, um excelente processador”.

Um HD com todo um repertório cultural, repleto de experiências de vida e, é claro, um processador para conectar e recombinar todos esses conteúdos de forma criativa.

Todo profissional de marketing e publicidade devem ter um HD robusto e um processador veloz. Uma ferramenta precisa da outra.

O conjunto destas habilidades, ou mais precisamente, o combo destas características formam a combinação ideal para um criativo.

Levando-se em conta que a criatividade não se resume a redatores e diretores de arte geniais. Todo publicitário deve ser criativo, independente se está no atendimento, na produção ou no planejamento de mídia. A criatividade é a essência de nossa atividade, o resto, bem, o resto são secos e molhados.

Com muito orgulho

A Bando Propaganda dedicou o mês de junho para reforçar seu compromisso com a diversidade.

O Bando em Cores, campanha interna do orgulho LGBTQIAPN+, promoveu a importância do reconhecimento desta comunidade, garantindo que todos tenham voz e visibilidade.

Entre as ações especiais foram destaque um podcast feito especialmente para seus colaboradores, debates, um presskit com cartilha educativa e brindes e a 2ª parada LGBT da Bando, uma prova contundente de que o respeito à diversidade começa dentro de casa.

Kit do orgulho da Bando Propaganda(Foto: Divulgação/Bando Propaganda)
Foto: Divulgação/Bando Propaganda Kit do orgulho da Bando Propaganda

É tetra!

Pelo quarto ano consecutivo, a parceria entre a agência Leme Digital e a Unimed Ceará rendeu troféus no Prêmio Juan Vazquez, promovido pela Associação Cearense dos Agentes Digitais (ACADi).

A empresa recebeu dois ouros pelas categorias Customer Experience e Produção de Conteúdo Audiovisual Web, e um bronze na categoria Solução em Aplicativo.

Considerada a maior premiação estadual do mercado publicitário, a quinta edição do Juan Vazquez teve quase 140 cases inscritos, 15 agências participantes e 29 jurados espalhados por todo o Brasil.

A campanha de Dia das Mães com a influenciadora Mila Costa (@nocasomila) garantiu o primeiro lugar em Audiovisual Web e o app Cliente Unimed Ceará garantiu o primeiro e terceiro lugares em Customer Experience e Solução em Aplicativo, respectivamente, para a operadora de saúde.

“Estamos muito felizes de ver como o trabalho realizado entre os times de marketing, atendimento e TI da Unimed Ceará, junto à Leme, foram decisivos para trazermos esses prêmios para casa”, pontua Larissa Macedo, coordenadora de marketing da operadora de planos de saúde.

“Estar entre os ganhadores do Prêmio Juan Vazquez é só mais um sinal de que nossa parceria com a Unimed Ceará é firme e de que estamos no caminho certo”, complementa Leonardo Leitão, diretor da Leme Digital.

Equipes da Leme Digital e da Unimed Ceará celebram os troféus no Prêmio Juan Vazquez(Foto: Divulgação/Unimed Ceará)
Foto: Divulgação/Unimed Ceará Equipes da Leme Digital e da Unimed Ceará celebram os troféus no Prêmio Juan Vazquez

 

Forró pé de serra + picolés

Nos dias 12, 13, 19 e 20 de julho, a Couro Fino realizará uma ação de marketing especial para os turistas nordestinos em sua loja matriz, localizada na Rua Abílio Martins, 567, no bairro Parquelândia, oferecendo forró pé de serra e picolés, das 9h às 12h.

"Recebemos este mês, em média, 25 ônibus de excursão, totalizando 80 grupos, o que representa cerca de 4.400 pessoas visitando nossa loja. Durante esse período, registramos um aumento de 70% no número de excursões e percebemos um aumento de 50% nas nossas vendas", afirma Fred Soares, CEO da Couro Fino.

Além da animação com música ao vivo, a loja oferece descontos atrativos de 20% em itens de coleção e brindes aos motoristas e coordenadores das excursões.

Durante o mês de julho, a loja registra um expressivo crescimento nas vendas, impulsionado pela chegada de ônibus de excursões, quando recebe um aumento significativo no número de turistas vindos de todo o Nordeste do Brasil.

Feira de novidades

A Alvoar Lácteos, dona das marcas Betânia, Embaré e Camponesa foi até a 13ª Super Bahia, Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, para apresentar novidades em seu portfólio.

Como destaque estão o novo posicionamento da Camponesa, com novo design e novas embalagens, e a ampliação da linha Betânia Kids com os novos sabores uvinha e goiabinha, da linha Merendinha.

Outro grande lançamento focado no público que busca uma alimentação mais saudável e funcional, a Alvoar Lácteo lança o iogurte proteinado sabor morango, da Yobem.

Disponível nas embalagens pouch e garrafa, o produto contém 15g de proteínas, com zero lactose, zero adição de açucares e baixo teor de gordura.

De acordo com a diretora executiva de Marketing da Alvoar Lácteos, Cynthia Serreti, a escolha da feira para os lançamentos reflete a importância do estado para a empresa.

“Reconhecemos a influência e o potencial de mercado da Super Bahia, por isso iremos lançar em primeira mão o novo posicionamento da nossa marca estratégica Camponesa, além dos lançamentos das nossas marcas de grande sucesso (Yobem e Betania Kids) para o público qualificado do evento”.

Novo portfolio

A Alvoar Lácteos, dona das marcas Betânia, Embaré e Camponesa foi até a 13ª Super Bahia, Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, para apresentar novidades em seu portfólio. Como destaque estão o novo posicionamento da Camponesa, com novo design e embalagens, e a ampliação da linha Betânia Kids.

Educação, segurança e afeto

O Colégio Multiverso Passaré e sua agência de comunicação interna lançaram uma campanha para reforçar o início do próximo semestre letivo.

Com o claim "Mais que um colégio, uma rede de apoio", a instituição pretende transmitir a ideia de contar com um ambiente seguro e afetuoso para as crianças.

Angela Brito, diretora pedagógica da instituição, destaca a singularidade da metodologia da rede:

"Acreditamos na importância da parceria entre escola e famílias para fortalecer a educação, atuando sempre em escolas de porte médio para manter um relacionamento próximo e pessoal com os alunos e suas famílias, um dos nossos diferenciais".

Campanha em redes sociais do colégio Multiverso Passaré(Foto: Divulgação/Passaré)
Foto: Divulgação/Passaré Campanha em redes sociais do colégio Multiverso Passaré

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