A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
Todas as atividades profissionais possuem personagens tão relevantes que acabam sendo uma espécie de símbolo do ofício.
Barroso Damasceno, Assis Santos e Maninho Brígido são símbolos da publicidade cearense, assim como Aderbal Freire Filho e Ricardo Guilherme são ícones do teatro, e Adisia Sá, do jornalismo. Pensando assim, me veio uma questão: como nasce um símbolo? Como surgem os símbolos?
Vamos tentar ligar os pontos aqui na Layout. Um símbolo, segundo o psiquiatra suíço C.G. Jung, é a melhor expressão possível de algo que precisa ser apresentado através de imagens, experiências e vivências.
Alguns profissionais, através das digitais deixadas no tempo, se tornam a representação da atividade. Não é raro nos referirmos ao Mino como símbolo da charge e do cartum, aqui no Ceará. O mesmo acontece com o "Pai de Universidades", Martins Filho.
No entanto, ser um símbolo não é necessariamente um atributo elogioso. O que dizer do traidor da Inconfidência Mineira, que virou adjetivo: aquele ali é como Silvério dos Reis! Ou mesmo o simpático Rubens Barrichelo, que se transformou em símbolo de quem é lento e chega atrasado.
Ser um símbolo tem suas vantagens e desvantagens. Codificar esses atributos é nossa função na publicidade e no marketing.
Traduzir em formato de mensagem publicitária a conexão de um símbolo com um produto é um trabalho refinado que requer técnica a sensibilidade.
Afinal, vivemos em torno e no meio de símbolos. Simbolizamos algo no que falamos ou no que vestimos. Comunicamos algo ao pedirmos uma peixada cearense. Fala o que somos a música que ouvimos. Tudo isso junto, nos forma e nos simboliza.
Está tudo à vista, basta enxergamos além do óbvio e capturar a mensagem dos gestos.
Com o mote "Com São Geraldo, o Natal é outra história", a Cajuína São Geraldo lançou sua campanha de Natal, desenvolvida internamente, com suporte do publicitário Rafael Azevedo, do fotógrafo Tiago Gondin e do filmmaker Vitor Yvens.
Como protagonista está um artista que é referência na música e tem uma relação especial com o produto: o compositor Luiz Fidelis.
“Essa nossa campanha, além de celebrar a tradição de Natal, reforça a importância de suas raízes e do afeto que une a marca às memórias das pessoas, criando um vínculo ainda mais forte entre produto e consumidores”, destaca o gerente de marketing da São Geraldo, Tiago Caldas.
A Brisanet e o North Shopping Maracanaú fecharam uma parceria que vai presentear os clientes com compras acima de R$ 450 com um Brisa Chip, com 6 meses de internet grátis com 20 gigas, além de um chocotone da Casa Bauducco e a presença de Papai Noel no shopping.
A ação foi idealizada pelo setor de marketing do North Shopping com a agência Grito.
A Pinacoteca do Ceará inaugurou ontem duas novas exposições que fazem parte da terceira edição do Fotofestival Solar, parceria da Secult CE com o Instituto Mirante. "Delírio Tropical" traz 133 artistas de todo o país que usam a imagem como elemento na construção de discursos.
"Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985" tem curadoria de Thyago Nogueira e Horrana Santoz em parceria com o Instituto Moreira Salles. O Fotofestival também recebe rodas de conversa e outras atividades ligadas às novas exposições.
Ao longo da semana, o equipamento também realiza as tradicionais atividades infantis no programa Ateliê Criança Cria.
O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, conta ainda com visitas mediadas livres nas exposições.
Toda a programação do Fotofestival Solar no museu pode ser conferida no Instagram do equipamento. Durante a semana de abertura, a visitação na Pinacoteca do Ceará terá horário estendido – de quarta (11) a sábado (14), das 12h às 21h, e no domingo (15), das 9h às 20h. A entrada nas exposições é permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento.
A programação segue com as visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz.
Basta chegar 15 minutos antes e se apresentar na recepção do equipamento. As visitas acontecem na sexta-feira (13) e sábado (14), das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
No domingo (15), o museu é ocupado pelas crianças para o “Ateliê Criança Cria: Colorindo fotografias”, que acontece em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h. Os pequenos terão a oportunidade de transformar paisagens de Fortaleza em obras de arte.
Inspirados por uma visita prévia às exposições, os participantes serão conduzidos posteriormente ao Ateliê 1 e irão utilizar fotografias em preto e branco que retratam edificações, ruínas, praças e outros cenários urbanos da cidade.
O objetivo é redesenhar e colorir esses espaços com lápis de cor e canetinhas com a proposta de criar intervenções artísticas sobre as imagens, ressignificando o cotidiano e incentivando uma nova perspectiva sobre a cidade. São disponibilizadas 15 vagas para crianças acompanhadas a partir dos 3 anos.
Com produção da Nova Letra e Engaja, a Claro apresenta a corrida de rua 21k Terra da Luz 2024, que acontecerá à beira-mar em Fortaleza, neste domingo, dia 15.
A marca estará presente com sinalizações ao longo do percurso e nas camisas dos corredores. Além disso, disponibilizará um espaço personalizado de convivência, para relaxamento antes e após a corrida.
“Acreditamos que juntos podemos proporcionar experiências únicas, tornando o dia a dia de nossos clientes mais produtivo e divertido. Isso é alcançado por meio de diversas iniciativas que incluem apoio e investimento em projetos que promovam inclusão, empatia, alegria, forneçam informação, acessibilidade, tecnologia e inovação. E, no Ceará, a Claro é líder no segmento pré-pago com mais de 36% de participação desse mercado”, comenta André Peixoto, Diretor Regional da Claro para a Regional Nordeste.
O McDonald's apresenta a nova campanha do clássico Big Mac. Com um dos jingles mais famosos do mundo, basta ouvir “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim” para automaticamente conectar ao Big Mac.
E é exatamente essa a proposta da campanha criada pela agência GALERIA.ag. Por isso, a marca se uniu a algumas das vozes mais icônicas e conhecidas do Brasil para interpretar o jingle, são elas: Liniker, Ana Maria Braga, João Gomes e Xamã.
A partir dessa conexão afetiva com o consumidor, a ideia é que por meio da voz das celebridades, color code e a forma de montar o sanduíche, ele seja reconhecido sem a necessidade de ser mostrado explicitamente.
Transmitindo a mensagem “Big Mac, todo mundo reconhece um ícone”, a campanha estreou na TV com quatro filmes de 15 segundos.
Sem mostrar o produto e abordar seu appetite appeal, a campanha apresentou as vozes icônicas e inconfundíveis das personalidades brasileiras recitando o famoso jingle, provando que “todo mundo reconhece”. A campanha finaliza com a assinatura “Reconheceu? Nem precisa ver para dizer quem é”.
Depois de despertar a curiosidade e promover conversas com o público, a campanha entrou em sua fase de revelação. Em formato de videoclipe, o último filme da campanha a ser veiculado, acompanhado de muito ritmo, cores e, claro, muito Big Mac, releva de quem são as vozes inconfundíveis.
Além disso, o McDonald's também traz duas novidades, que agregam ainda mais sabor ao icônico sanduíche - as versões Big Mac Bacon e Big Mac Duplo.
"O Big Mac é um clássico no Brasil e no mundo, um ícone que vai além do sabor do sanduíche em si. Essa campanha reforça que os consumidores o reconhecem mesmo sem nenhuma imagem. Para isso, trazemos vozes icônicas de celebridades brasileiras, que assim como o nosso sanduíche, não precisam de muito para serem reconhecidas. A partir dessa conexão afetiva com os clientes, também convidaremos o público a revisitar um clássico e redescobrir todas as suas versões", conta Lariane Duarte, head de marketing do McDonald’s.
Contemplando cinco filmes de 30 segundos, produzidos pela Frame, Moonheist e Lucha Libre Audio, a campanha conta com robusta estratégia de mídia e influência, conteúdos TikTok first, digital e social media, além de desdobramentos para mídia exterior e impressos, entre outros meios.
“O Big Mac é o sanduíche mais conhecido, mais reconhecido e mais cantado. Mesmo sem aparecer, assim como uma grande celebridade, todo mundo sabe de quem estamos falando. Além de trazer para a campanha personalidades que são inconfundíveis, traçando um paralelo com a iconicidade do Big Mac, também exploramos as cores e os signos do Big Mac, com muito grafismo e color code”, comenta Rodrigo Marangoni, Diretor Executivo de Criação da GALERIA.ag.
Os produtos Big Mac Duplo e Big Mac Bacon já estão disponíveis e por tempo limitado nos restaurantes. Para mais informações sobre composição, alérgenos e informações nutricionais dos produtos, consulte a tabela disponível nos restaurantes e aqui.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.