
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
A Layout é um espaço que aborda o mercado publicitário local e nacional. Cliff Villar é jornalista, publicitário e professor. Atualmente é diretor Corporativo do Grupo Comunicação O POVO
O avanço da inteligência artificial em todos os terrenos do conhecimento humano nos leva frequentemente fazer a mesma pergunta: até que ponto a indústria da propaganda e a intenção criativa poderão ser afetadas pelos CahtGPTs da vida?
Juliana Urbis é coordenadora de Marketing da Prophet, uma agência de propaganda global. Preocupada com esta questão, resolveu testar durante seis meses as versões empresarias do ChatGPT e do Copilot.
Seu estudo se transformou em um artigo, publicado pela AdAge, uma das maiores revistas especializadas em publicidade do mundo.
Nele, Juliana relata algumas observações interessantes, que a levaram a chegar a conclusão de que a IA não tem vez nas comunicações publicitárias, nem muito menos tirará empregos de profissionais especializados desta indústria.
Juliana conta que, no princípio, ficou impressionada. Umas poucas frases de texto para redes sociais, que ela afirma levaria horas de concentração, apareciam em segundos.
No entanto, depois de umas semanas esta surpresa desapareceu. Ela passou a observar padrões repetitivos e formulistas nos resultados das IAs.
E a conclusão mais importante: o que gera criatividade e marcas é a imaginação, não a informação. No fim das contas, a IA que precisamos é imaginação amplificada para criar comunicações mais impactantes do zero. E, assim como a origem da IA, isso provém intrinsecamente de nós mesmos, seres humanos. (Texto: Daniel Oiticica)
A EBMQUINTTO assina a nova campanha do Sistema Fecomércio. “Uma História de Tanta Gente” mostra ao público que a instituição está presente na vida de todos há tanto tempo que a sua história se mistura com a vida das pessoas.
O objetivo é divulgar os serviços e benefícios oferecidos pela Fecomércio como turismo, lazer, nutrição, educação e saúde.
A Acesso Estratégia Criativa lançou a nova campanha da Unimed Fortaleza. O trabalho convida a refletir sobre o autocuidado das mulheres, com o tema “Você sempre cuidou de tudo. Escolha também cuidar de você”.
Apresenta filme para TV, produzido pela Sanfona Filmes, ações e projetos com foco nas mulheres, um hotsite temático e a participação de influenciadores.
“A campanha não é apenas um convite à reflexão. É também um alerta de que, ao longo da vida, o que era rotina, hoje é excesso. E o que antes era força, hoje é exaustão. Todas as mulheres merecem reservar tempo para o cuidado com elas mesmas, para que possam, de fato, enxergar-se e buscar equilíbrio entre todas suas missões diárias”, explica Maria Tereza Ramos, gerente de Marketing da Unimed Fortaleza.
Ficha Técnica
Agência: Acesso Estratégia Criativa
Criação: Rodne Torres, Matheus de Sena, Douglas Narciso, Yago Meneses e Marcel Barros
Executiva de contas: Victória de Galiza
Produção : Pammela Saraiva
Produtora de Vídeo: Sanfona Filmes
Produtora de áudio: Muzak
Planejamento: Camilla Bracioli
Em tempos de inteligências artificiais, receber um cartão personalizado pelo Dia do Jornalista, que, ao mesmo tempo, convida para uma exposição e para a conscientização sobre o autismo, prova que um bom insight humano continua sendo o ativo mais poderoso da comunicação.
Quem envia é o Grupo Marquise e o Instituto da Primeira Infância, chamando para a exposição “Em Evolução”, de Aluysio Oliveira, em cartaz na sede do Iprede.
A mostra vai até 30/4 e convida o público a mergulhar no universo plural do espectro autista. A foto que ilustra o convite (e esta nota) será minha no final da exposição, um emotivo incentivo (humano) para promover e comparecer.
A Mulato assumiu a comunicação dos 4 shoppings da Ancar Ivanhoe no Ceará. North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e o Via Sul somam 559 lojas e quase 130 mil metros quadrados de área de vendas. A Ancar Ivanhoe é uma das maiores administradoras de shoppings do Brasil, com 24 empreendimentos que recebem cerca de 230 milhões de clientes por ano.
Prêmio ganha uma nova categoria que é a de Criatividade em Mídia OOH, oferecimento da BIGDOOH.
As inscrições, prorrogadas até o próximo dia 28 de abril, serão no formato de formulário, sem a necessidade de preparação de case, o que facilitará a participação de todos.
Acesse https://acadi.digital/premio/ e tenha a chance de brilhar na maior premiação do mercado digital cearense.
O Sua Música prepara edição histórica da maior festa popular do Brasil. A plataforma apresenta projeto para marcas, apostando em inovação e presença nos principais festejos juninos do Brasil.
O São João, uma das festas mais aguardadas do Brasil, promete ganhar uma edição histórica em 2025. Após um 2024 de sucesso, em que a programação especial do Sua Música alcançou mais de 46 milhões de pessoas, a plataforma digital já começa a apresentar seu novo projeto para o mercado.
O Sua Música se prepara para levar conteúdos exclusivos e transmissões ao vivo, trazendo ainda mais inovação, interação com o público e oportunidades para marcas interessadas em se conectar com o Nordeste e com o universo junino.
O São João do Sua Música será dividido em três momentos distintos. A partir de 15 de maio, a plataforma inicia a fase de aquecimento, trazendo conteúdos editoriais especiais, playlists temáticas e uma ambientação personalizada para entrar no clima da festa.
Já em junho, durante o período principal das celebrações, o projeto ganha força com ativações interativas e quadros especiais, como o get ready with me 'Vem pro Esquenta', receitas dos quitutes juninos no 'Play na Cozinha', coberturas divertidas com o 'Eita Coisa Boa' e o 'Se Joga', coreografias com o 'Mete Dança' e com os tradicionais episódios da websérie 'Simbora para o Arraiá', onde influencers locais levam alegria e cultura junina aos fãs de forma divertida e com tempero regional.
Em julho, a cobertura se encerra com uma fase dedicada à amplificação da mídia na plataforma, garantindo ainda mais visibilidade para os conteúdos gerados durante o evento.
Com presença confirmada nas principais praças do Nordeste, como Campina Grande, Caruaru, Petrolina e Maracanaú, a cobertura do Sua Música terá como destaque a estrutura montada no "Maior São João do Mundo", em Campina Grande.
Serão dois estúdios (um panorâmico de frente pro palco e um no backstage) montados estrategicamente para garantir a melhor transmissão já realizada, com mais de 40 dias de shows ao vivo, em 4K e de forma totalmente gratuita, conectando o público à energia vibrante da festa.
Três apresentadores estarão à frente da programação, interagindo com a audiência e trazendo toda a animação do São João diretamente para quem acompanha de casa.
A edição de 2025 também promete inovações para as marcas que desejam investir no projeto. Entre as novidades, estão conteúdos inéditos e interativos, novas possibilidades de branded content e uma disputa exclusiva pelo Hit de São João, disponível para os patrocinadores da cota 'Apresenta'.
Durante a transmissão, as marcas contarão ainda com inserções especiais, como câmeras exclusivas e ativações em tempo real, ampliando o alcance e a conexão com o público.
Com uma expectativa de mais de 200 horas de transmissão ao vivo, cobrindo cinco cidades e mobilizando 20 creators ao longo de 45 dias de produção, o São João 2025 do Sua Música já nasce como um dos maiores projetos da história da plataforma.
"Estamos preparando uma edição ainda mais imersiva e inovadora para o público e para as marcas. O São João é uma das maiores manifestações culturais do Brasil, e queremos levar essa experiência para milhões de pessoas, unindo tecnologia, interatividade e um time de peso na cobertura", afirma Marcela d'Arrochella, sócia e Diretora Comercial do Sua Música.
Com um histórico de crescimento e recordes sucessivos, o São João do Sua Música segue como a principal referência digital da festa e promete transformar a edição de 2025 em um marco para a cultura e o entretenimento no Brasil.
Nos próximos dias 22 e 23 de abril, às 18h, o RioMar Fortaleza promove a segunda edição do RioMar Pra Elas, projeto que celebra a conexão entre moda e arte.
O evento, exclusivo para convidados, acontecerá na Galeria do artista Juca Máximo, no Piso L2 (próximo à Tok & Stock), reunindo 17 marcas de destaque do shopping e nomes expressivos da cena fashion local. A trilha sonora da passarela ficará por conta da artista cearense Claudine, que promete encantar o público com releituras de clássicos do jazz e do pop internacional.
Entre as grifes confirmadas estão: Animale, Nati Vozza, Iury Costa, R do Sol, Souq, Bo.bô, Colcci, Diesel, Pat Bo, Le Lis, Maria Filó, Cia Marítima, Tommy Hilfiger, Luz da Lua, Damyller, Só Biquinis e Adidas Originals.
Voltado para convidados das lojas, o desfile tem como proposta fortalecer conexões entre marcas e consumidores. Ao fim de cada apresentação, as lojas participantes receberão seus convidados com coquetéis exclusivos, promovendo experiências personalizadas e relacionamento direto.
A jornalista especializada em moda, Márcia Travessoni, também marca presença e reunirá convidadas especiais para a ocasião. O RioMar Pra Elas teve sua estreia em 2024, durante a Exposição de Van Gogh, com um evento exclusivo que reuniu cerca de 40 convidados.
SERVIÇO:
2ª edição RioMar Pra Elas
Data: 22 e 23 de abril de 2025
Horário: 18h
Local: Galeria Juca Máximo, Piso L2 (próximo à Tok & Stock), RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro
Nogueira, 1500 – Papicu)
Evento exclusivo para convidados.
A RH Outdoor, empresa com um dos maiores circuitos de mídia exterior no interior do Ceará, lança sua nova campanha institucional com assinatura da Agência Fronteira, reconhecida por sua atuação estratégica em reputação e posicionamento de marca.
Com o conceito “A Vitrine das Grandes Marcas”, a campanha transforma os painéis da RH em símbolo de prestígio e desejo de mercado.
A ideia central é provocativa: se as grandes marcas já passaram por lá, o que falta para a sua ocupar esse espaço?
A estratégia criativa se ancora na chancela de gigantes que já anunciaram na RH — como Coca-Cola, McDonald’s, Vivo, Claro, O Boticário, Globoplay, Itaú, Warner Bros. e outras — para provocar uma tomada de decisão nos empresários que ainda não enxergaram o poder da exposição regional de verdade.
“Nosso desafio foi ir além da obviedade da mídia exterior. Criamos um conceito que transforma o portfólio da RH em argumento de autoridade. A campanha provoca, posiciona e desperta ambição. Porque quem entende de reputação sabe: o lugar da sua marca é ao lado das grandes — e isso a RH entrega com excelência”, destaca Matheus Fontenele, diretor executivo da Agência Fronteira.
“Essa campanha marca um novo momento da RH. Consolidamos o que sempre fizemos: entregar visibilidade com credibilidade. Nomes como Coca-Cola, Vivo e McDonald’s validam nossos espaços — e desafiam novas marcas a ocuparem essa vitrine também”, reforça Pedro Vasquez, diretor de Marketing da RH Outdoor.
Com atuação sólida em mais de 25 cidades do interior do Ceará, e em Fortaleza, a RH se consolida como empresa que não apenas entrega visibilidade, entrega presença onde a concorrência não chega.
A presidente da Associação Cearense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Carmem Lúcia Dummar Azulai, foi recebida pelo diretor-geral da Câmara Municipal de Fortaleza, Emanuel Ângelo.
Durante o encontro, a dirigente presenteou o gestor com um exemplar da última edição do Guia Acert / Turismo Ceará, publicação de destaque da entidade.
Com acabamento gráfico de excelência e conteúdo editorial qualificado, o guia reúne informações sobre o potencial turístico do Ceará, organizado por mesorregiões, e apresenta de forma clara as emissoras de rádio e TV associadas à Acert, além de facilitar o acesso às programações locais.
Referência para profissionais da comunicação, anunciantes, turistas e pesquisadores, a próxima edição do Guia Acert tem lançamento previsto ainda para este ano.
A Terra Brasilis Urbanismo acaba de lançar sua nova campanha publicitária, intitulada “Vem Viver na Vila”, com o objetivo de ampliar o olhar do mercado imobiliário e do público para além da moradia tradicional.
A campanha nasce com o objetivo de colocar em evidência o estilo de vida proporcionado pela Vila Terra Brasilis — bairro planejado que une natureza, bem-estar e qualidade de vida.
Desenvolvida pelo time interno de marketing da empresa, a campanha apresenta uma comunicação 360°, com ações nas ruas e forte presença digital, buscando alcançar não apenas os moradores da Região Metropolitana de Fortaleza, mas também novos públicos em outras regiões do estado.
O projeto reforça a ideia de que morar bem vai além da estrutura física: é sobre a experiência completa de viver.
“A ideia da campanha é destacar o lifestyle desse novo consumidor, que aprecia e consome o novo urbanismo. A Vila é mais do que uma serie de empreendimentos, é um convite a um jeito diferente de viver — com mais conexão com a natureza, com o tempo e com as pessoas”, explica Manuela Sales, gerente de marketing da Terra Brasilis.
O time produziu peças para as redes sociais da Terra Brasilis, visando impulsionamento estratégico para alcançar diferentes perfis de público. Outdoors estão sendo instalados em pontos estratégicos da cidade, e também foram criadas peças impressas — como panfletos — para que o mercado imobiliário tenha suporte visual ao apresentar os empreendimentos a clientes em potencial.
Além disso, o site oficial da empresa e todos os canais de comunicação passaram a adotar a nova identidade visual da campanha. Estão previstas ainda ações com spots para rádio, peças para painéis de LED e outras mídias que reforçam a presença da marca e o conceito da campanha em diversas frentes.
Segundo Manuela, o conceito da campanha já existia dentro da empresa há algum tempo, mas foi amadurecido e transformado em uma narrativa sólida nos últimos meses. “Foi um processo criativo intenso, mas rápido.
A essência da Vila já estava ali, e nós conseguimos traduzir isso em uma linguagem que toca o público. Nosso desafio agora é fazer com que mais pessoas descubram e sintam o que é viver na Vila Terra Brasilis”, completa.
A campanha também visa impulsionar a comercialização dos últimos lotes disponíveis, ao mesmo tempo em que consolida o posicionamento da empresa como referência em urbanismo inteligente no Ceará.
O foco está em mostrar que os empreendimentos da Terra Brasilis oferecem mais do que infraestrutura: entregam pertencimento, sustentabilidade e qualidade de vida real.
Como parte da ativação da campanha, a empresa promoveu um encontro com cerca de 200 convidados, reunindo profissionais do setor imobiliário, parceiros e corretores.
O evento foi marcado por uma palestra do consultor de marketing Bosco Couto, que compartilhou insights sobre neuromarketing, comportamento do consumidor e estratégias de vendas. Para Manuela, esse momento foi fundamental para estreitar laços com o mercado e evidenciar que o urbanismo pode — e deve — estar conectado com as emoções e os desejos das pessoas.
“Falar da Vila para o mercado imobiliário é de grande valor. E a palestra do Bosco foi uma forma de ajudar os profissionais a entenderem como boas histórias e emoções impactam diretamente nas decisões de compra”, afirma Manuela.
Com “Vem Viver na Vila”, a Terra Brasilis reforça seu papel como protagonista em um novo modelo de urbanismo no estado — mais humano, mais consciente e mais conectado ao que realmente importa. Afinal, viver bem é viver com propósito.
O Grand Shopping, localizado em Messejana, anuncia Kelly Paulino como sua nova gerente de Marketing. Com mais de 15 anos de atuação nas áreas de marketing, comunicação e eventos, a profissional assume o cargo com o objetivo de fortalecer o posicionamento do empreendimento na região sul de Fortaleza, potencializar a experiência do cliente e liderar estratégias inovadoras de relacionamento e comunicação omnichannel.
Kelly acumula passagens por grandes empresas como General Shopping e Outlets do Brasil, Grupo Partage, Grupo Tenco e Anglo American, onde coordenou equipes multidisciplinares e liderou ações voltadas para os públicos B2B e B2C.
Ao longo da carreira, desenvolveu projetos com foco em branding, eventos de grande impacto, assessoria de imprensa, marketing digital e performance de campanhas.
Sua gestão é marcada pela construção de planos de comunicação integrados e pela habilidade em transformar dados e indicadores em estratégias eficazes.
Com ampla experiência na realização de eventos que reúnem de 15 a até 300 mil pessoas, Kelly une visão estratégica, criatividade e foco em resultados.
Formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, ela é pós-graduada em Influência Digital pela PUCRS e possui MBA em Estratégia de Comunicação e Mídia.
Também investe continuamente em sua formação, com cursos em Marketing Digital (USP), Google Analytics e participação no NRF Gouvêa 2024 – um dos maiores eventos de varejo do mundo.
“Assumir a gerência de marketing do Grand Shopping é um desafio inspirador que me motiva profundamente. Estou comprometida em fortalecer ainda mais a conexão entre o shopping e seu público, por meio de estratégias criativas, ações que encantem e entreguem resultados consistentes. Meu objetivo é transformar cada campanha e ação em uma experiência memorável, sempre guiada por dados e pelo comportamento do cliente, gerando valor real para nossos lojistas e parceiros”, destaca Kelly.
Com a chegada da nova gerente, o Grand Shopping reforça seu compromisso com uma comunicação integrada, próxima do consumidor e alinhada às tendências do mercado.
O North Shopping Fortaleza será palco de uma experiência inesquecível para as famílias neste mês de abril. No dia 19/04 (sexta-feira), das 15h às 20h, o shopping em parceria com as Americanas irão promover uma divertida caça aos ovos de Páscoa, reunindo crianças, chocolate, muita alegria e o mascote Ameriquinho e a Zoe, tudo em um cortejo lúdico e animado pelos corredores do shopping.
A ação é exclusiva do North Shopping Fortaleza na região, sendo o único shopping da área a receber a experiência promovida pela Americanas como parte da sua campanha “Uau! É Páscoa na Americanas”, considerada o maior evento do semestre para a marca.
As inscrições para participar da Caça aos Ovos serão feitas pelo aplicativo do North Shopping Fortaleza, e as crianças participarão em grupos.
Acompanhadas pelo coelho Ameriquinho e pela Zoe, o mascote do shopping, além do cortejo, elas visitarão algumas lojas do shopping à procura de brindes, doces e chocolates escondidos.
Além da Caça aos Ovos, o público poderá aproveitar uma ativação especial com o mascote da marca. De 11 a 20 de abril, das 14h às 20h, basta passar no estande da Americanas, localizado na praça de alimentação do shopping, para tirar uma foto com o Ameriquinho e aproveitar para garantir os chocolates e presentes da Páscoa. Para participar, é só baixar o app do shopping e apresentar no estande.
‘’Receber uma ação nacional da Americanas, como essa Caça aos Ovos com o Ameriquinho, é motivo de muito orgulho para o nosso shopping.
Somos o único da regional a sediar essa experiência, que vai além da diversão: fortalece laços entre as famílias, proporciona momentos inesquecíveis para as crianças e reforça nosso compromisso em trazer eventos relevantes, inovadores e que gerem conexão com o público.
Estamos preparados para viver uma Páscoa mágica por aqui”, comenta Jordana Vidal, gerente de Marketing do North Shopping Fortaleza.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.