Logo O POVO+
São João de Maracanaú traz embaixador da França para troca de arte e animação
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

São João de Maracanaú traz embaixador da França para troca de arte e animação

.

 (Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal

A capital francesa, Paris, de todos os amores, jamais teria um projeto de divulgação tão original. Neste ano, a edição da festa junina de Maracanaú, um espetáculo de tradição da cultura popular e animação, marcado para acontecer de 31 de maio a 23 de junho, terá convidados especiais e grupos de dançarinos franceses mostrando ali a tradição artística e também conhecendo nossos valores. Em duas frentes de divulgação tudo acontecerá, tornando o evento maior de Maracanaú internacional.

O prefeito Roberto Pessoa esteve em Brasília mantendo uma reunião com o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, buscando apoio do governo da França para essa internacionalização do seu São João de Maracanaú, ano a ano reunindo milhares de pessoas. E ficou acertada a vinda do embaixador para ver de perto o espetáculo e, na sua companhia, um grupo de dançarinos franceses. A deputada federal Fernanda Pessoa esteve presente à reunião. "Será importante essa troca de informações e a avaliação dos espetáculos unindo a França com o Brasil, no território de Maracanaú. A dança Anarriê por exemplo, de origem francesa e presente no quadro da quadrilha cearense, será mostrada pelos dois grupos, sem dúvida criando maior potencial de entusiasmo da plateia", destaca Fernanda.

Outra ideia do grupo vai para a possibilidade de a quadrilha de Maracanaú chegar às Olimpíadas, marcadas para julho e agosto, na França, e lá se exibindo atraindo as atenções do mundo. O prefeito Roberto Pessoa fortaleceu o encontro levando, em sua companhia, além da deputada federal Fernanda Pessoa, o secretário de Gestão, Orçamento e Finanças, Gerson Cecchini, e o presidente da Fundação Cultural, Daniel Sidrim (foto).

Foi das mais significativas e emocionantes a homenagem que os integrantes do Rotary Club Fortaleza Planalto realizaram entregando o troféu Mozart Soriano Aderaldo ao professor Francisco Souto Paulino. A homenagem póstuma contou com a apresentação de um documentário sobre a trajetória do homenageado como professor da UFC e fundador e incentivador do funcionamento da Agência da Boa Notícia. O presidente Clailson Ribeiro conduziu a reunião e coube ao rotariano José Luiz dos Santos a saudação. Lêda Maria Souto tomou imagens e recordações e fez o agradecimento, em forma de poesia, emocionando a todos. Um toque de alegria foi dado quando da recepção aos participantes e convidados especiais: estava no Salão Humberto Cavalcante, do Ideal Clube, o quinteto musical do IAPS, entidade educativa apoiada pelo RC Planalto, interpretando parte do repertório preferido do professor Souto. A decoração do ambiente foi assinada pelas damas rotárias Marilia Ribeiro e Neiva Cartaxo. Após a homenagem, a programação constou da posse da engenheira química e professora da UFC Dorasilvia Pontes como nova rotariana do clube, unindo-se ao grupo existente formado por Edite Bringel, Idelária Linhares e Lêda Maria Souto.

NOITE DA MISERICÓRDIA, um dos mais completos momentos de adoração, acontecendo às segundas-feiras, na Igreja do Cristo Rei , graças ao trabalho e dedicação do padre Eugênio, jesuíta, terá hoje uma programação mais ampla. No templo, exatamente às 15 horas, ali estarão chegando as relíquias de Santa Teresinha, em Fortaleza desde o último dia 25. Depois das 17 horas será celebrada a missa pelo vigário, padre Cleber.

O culto marca para às 19 horas o início da Noite da Misericórdia, com padre Eugênio lendo os pensamentos que mostram a experiência espiritual da santinha das rosas que soube decifrar os mistérios do amor. Paulo José Benevides e Vivian acompanharão com um repertório musical lindo e especial. Ao final, em torno de 20h30 sai uma carreata levando as relíquias para o Carmelo. Lá, no dia seguinte, terça-feira, às 8 horas, uma missa será celebrada pelo arcebispo dom Gregório. Ele sairá com as relíquias do convento para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, encerrando a peregrinação que movimentou o mundo católico de Fortaleza entre vários lugares, ampliando a devoção à Santa Teresinha, proclamada Doutora da Igreja.

QUANDO DAS comemorações do aniversário da capital federal realizadas no Senado Federal, o cearense que chegou a Brasília um ano depois de sua fundação e lá exerceu grandes missões, inclusive, senador da República, deputado da Constituinte, ministro do Tribunal de Contas, Valmir Campelo Bezerra fez discurso que sensibilizou autoridades e amigos que lá estavam. Contou de sua chegada a Brasília há 63 anos. Considera-se um filho e lá está sempre feliz ao lado dos filhos e netos, todos brasilienses e os irmãos. Fez uma oração de agradecimento a Deus e a Juscelino Kubitschek, o primeiro conclamando e sensibilizando JK a criar esta cidade da integração, lembrou Valmir. "Faço parte desta história", prosseguiu, "daí ter o coração tocado pelo amor, a gratidão e o orgulho de pertencer a esta terra, capital da esperança", concluiu entre aplausos.

Com açúcar e com afeto fiz seu doce predileto… A música de Chico Buarque muito combina com o encontro afetivo que Wilma Patrício ofereceu às Azuis, seu grupo fiel de amigas. Em sua residência, totalmente embelezada de flores com a cor dominante do grupo, a anfitriã garantiu uma noite das grifadas pela sua simpatia, bom gosto e benquerença. Para criar e realizar o cardápio do jantar, Wilma escolheu Rafael Sudatti, sempre apoiado pelas azuis, que desprezam totalmente as preocupações com a balança diante dos pratos servidos desde a recepção até a sobremesa. O grupo integrado pela anfitriã, Mana Holanda, Silvana Bezerra, Fátima Goulart, Nadja Parente, Maria Vital, Íris Amaral, Laíse Carvalho e a colunista esteve desfalcado de Tane Albuquerque e Beatriz Viana, em andanças mundo afora.

HOMENAGEM. Quando da posse da nova diretoria da Associação dos Jovens Empresários (AJE), no auditório da Fiec, Ana Studart, vice-presidente da Fundação Beto Studart, e Ivo Queiroz Barroso, do Grupo Edson Queiroz, foram homenageados pelo seu trabalho social em benefício de comunidades carentes do Ceará.

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?