Logo O POVO+
Turismo religioso fortalecido com uma beata e um santo
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Turismo religioso fortalecido com uma beata e um santo

Menina Benigna e Santo Antônio vão intensificar o turismo religioso no Ceará com dois novos monumentos
Santana do Cariri, CE, BR 06.12.23 - Ela Não Queria ser Santa - Santuário em homenagem a Menina Benígna   (Fco Fontenele O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Santana do Cariri, CE, BR 06.12.23 - Ela Não Queria ser Santa - Santuário em homenagem a Menina Benígna (Fco Fontenele O POVO)

A beata Menina Benigna e Santo Antônio abrirão o caminho do turismo religioso no Ceará com mais intensidade. São dois monumentos em conclusão. O primeiro, localizado em Santana do Cariri, tem 26 metros de altura. Além da estátua, o espaço conta com capela, memorial sobre a beata, espaço para missa campal, trilha pavimentada de cerca de 600 metros, conhecida como Caminhos do Martírio, além de área de estacionamento, vias laterais e jardins arborizados.

O segundo monumento é o complexo Santo Antônio, no município de Caridade. No espaço, localizado no Serrote do Cágado, o ponto mais alto da cidade, haverá uma nova estátua do santo com 36 metros de altura. O projeto inclui um museu, um mirante, capela, escadarias, rampas de acesso, pontos comerciais e área de estacionamento.

Este projeto começou em 1984, e na época a prefeitura garantia atrair o turismo religioso para a cidade. Os muitos romeiros que seguiam para Canindé antes passavam por Caridade para cultuar Santo Antônio antes de São Francisco. Porém a obra da estátua iniciada parou em 1986 por falta de recursos.

Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas, devoto e rezador, destaca o avanço que ocorrerá com os equipamentos. "É um avanço do turismo religioso no Ceará e da economia local, proporcionando aos cearenses e pessoas de outros estados do Brasil espaço para professarem sua fé".

MOLDURAS

HOMENAGEM: CLÓVIS BEVILÁQUA

Presidente Ana Paula com diretoras e a neta de Clóvis Beviláqua, Cecília (Foto: FBTV/Divulgação)
Foto: FBTV/Divulgação Presidente Ana Paula com diretoras e a neta de Clóvis Beviláqua, Cecília

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de Mulheres de Carreiras Jurídicas do Ceará esteve representada na solenidade de recepção da urna contendo as cinzas de Clóvis Beviláqua e sua mulher Amélia, na Academia Cearense de Letras. A presidente Ana Paula Araújo cercava-se de Francilene Gomes, Márcia Vieira e Márcia Sucupira. "Aqui se faz uma homenagem a quem foi grandioso em tudo, inclusive dando ao Brasil o Código Civil, além de outras grandes determinações, pesquisas e lições para as Ciências Jurídicas", ressaltou Ana Paula Araújo.

Waldir Xavier, Antônio Colaço Martins, Tales de Sá Cavalcante e Lêda Maria F. Souto(Foto: FBTV/Divulgação)
Foto: FBTV/Divulgação Waldir Xavier, Antônio Colaço Martins, Tales de Sá Cavalcante e Lêda Maria F. Souto

TAMBÉM naquela solenidade foi concedida a Medalha Comemorativa ao Traslado dos Restos Mortais de Clóvis Beviláqua e Amélia, uma homenagem da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, presidida por Waldir Xavier, ao professor Antônio Colaço Martins, fundador do Centro Universitário Unifametro e ex-reitor da UVA-Sobral; a Tales de Sá Cavalcante, presidente da Academia Cearense de Letras; e à jornalista do O POVO Lêda Maria F. Souto.

José  Luiz Lira e Erinaldo Dantas(Foto: OAB/Divulgação)
Foto: OAB/Divulgação José Luiz Lira e Erinaldo Dantas

OAB CEARÁ SE TORNOU A CASA DE Clóvis Beviláqua, conta Luís Lira ao descrever a recepção ali acontecida. O presidente Erinaldo Dantas recebeu a urna e conduziu à mesa principal, colocando em lugar de honra como se Clóvis e Amélia tivessem tomado assento à mesa. A saudação oficial da Casa foi proferida por meio de gravação, pelo advogado, senador e jornalista Cid Carvalho, uma peça literária e histórica. Foi concedido o título de Doutor Honoris Causa Post Mortem a Clóvis Beviláqua. A conselheira da Ordem, Ana Paula Araújo, fez saudação completando a emoção dominante, emoção que levou às lágrimas José Luís Lira, autor da grande homenagem ao jurista, ali finalizando a programação com suas palavras de gratidão.

TUDO AZUL

 

Noivos na festa maior(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Noivos na festa maior

Cecília e Hermano Filho, herdeiros queridos de Cristiane e Eduardo da Fonte e de Nívea e Hermano, celebraram seu compromisso de amor último sábado, 26, na residência da noiva, entre todas as marcas do encantamento.

 

PASSARELA

 Lúcia Mello na companhia de Cláudia, Thaís, Rafaella e Sofia, gerações lindas da família(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Lúcia Mello na companhia de Cláudia, Thaís, Rafaella e Sofia, gerações lindas da família

Lúcia Mello, sempre querida, veio de Belém na boa companhia de Artur, do filho Arturzinho e da neta Taís, para apresentar a bisneta Rafaela Mello Soares para as amigas cearenses. Quatro gerações reunidas. Um fino coquetel organizado e assinado pela chef Jeritza Fontenelle garantiu a perfeita união com as boas conversas e recordações.

 Luciana e Gláucia Martins, Cláudia Mello e Danielle Arruda Gomes(Foto: Arquivo Pessoal)
Foto: Arquivo Pessoal Luciana e Gláucia Martins, Cláudia Mello e Danielle Arruda Gomes

OLIMPíADAS

Para os uniformes olímpicos que se constituem como fascínio desse evento em Paris e atraindo os olhares do mundo, por conta de ali estar a juventude levando alegria, prática educativa e linguagem de paz, o Brasil não mereceu destaque. Faltou originalidade. Cores e tecidos de uma pobreza visível. Para completar o uniforme, chinelas havaianas. Sabe-se que a Riachuelo, em parceria com o comitê Olímpico Brasileiro, desenvolveu os uniformes dos atletas.

Para elas. Nossa Rebeca Andrade está brilhando com o Brasil, em Paris. A bicampeã mundial no salto, uma das maiores atletas na categoria na história do País, mantém o seu talento. Está no segundo lugar, a caminho de uma vitória. As demais ginastas também foram maravilhosas. No judô, Larissa Pimenta conquistou o bronze.

Santa Ceia, não - Informações muitas esclarecem que o grupo entre as "atrações" da programação olímpica, em Paris, não tem a ver com a Santa Ceia. É uma cena inspirada no quadro "Fest Dionisica", de Jan Harmensz van Bilijert, 1635, mantida no Museu Magnin, em Dijon. No centro da mesa não é Cristo, mas Apolo coroado. Baco- Dionísio representa a fertilidade (teatral) e o vinho. Está em primeiro plano. O quadro é uma cena de celebração, simbolizando a participação de diversos povos e tipos.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?