Logo O POVO+
Vojvoda x Ceni, Caio Alexandre e torcida do Leão: Fortaleza x Bahia promete tensão e emoção
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é repórter de Esportes de O POVO. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Vojvoda x Ceni, Caio Alexandre e torcida do Leão: Fortaleza x Bahia promete tensão e emoção

Vojvoda e Ceni, Caio Alexandre e a torcida do Fortaleza, o embate entre nordestinos: tudo isso estará em jogo, com três pontos que podem definir os rumos de ambas as equipes no Brasileirão
Tipo Opinião
Volante Caio Alexandre e atacante Lucero disputam lance no jogo Bahia x Fortaleza, na Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2024 (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)
Foto: Letícia Martins/EC Bahia Volante Caio Alexandre e atacante Lucero disputam lance no jogo Bahia x Fortaleza, na Fonte Nova, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2024

O embate nordestino entre Fortaleza e Bahia, válido pela 27ª rodada do Brasileirão, em pleno Castelão, tem um pré-jogo saboroso com tempero carregado. Isso porque o duelo põe frente a frente dois dos maiores técnicos da história do Fortaleza, Juan Pablo Vojvoda e Rogério Ceni, que agora estará do lado oposto, como comandante do Esquadrão. Além disso, o reencontro do volante Caio Alexandre, ex-Fortaleza, com a torcida tricolor do Pici promete apimentar ainda mais o clima da partida.

Vojvoda x Ceni: um reencontro com histórico desequilibrado

Vojvoda, que marcou a história do Fortaleza ao consolidar a equipe entre as principais do Brasil nos últimos anos, enfrenta Ceni, o treinador que iniciou a revolução no clube cearense. Este confronto pessoal, no entanto, traz números desfavoráveis para o argentino.

Nos seis duelos anteriores entre os dois treinadores, Vojvoda venceu apenas uma vez, enquanto Ceni saiu vitorioso em três oportunidades, com dois empates fechando o retrospecto.

Vojvoda chega ao confronto num contexto de pressão depois de quatro partidas sem vencer, queda de liderança da Série A para a terceira posição e derrota dura no jogo de ida das quartas de final da Sul-Americana, para o Corinthians, no Gigante da Boa Vista.

Por outro lado, Ceni conseguiu um alívio para retomar a confiança justamente na rodada passada do Campeonato Brasileiro. Os baianos bateram o Atlético-MG com um imponente 3 a 0 na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O triunfo em casa freou uma sequência de quatro partidas sem vencer, incluindo eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo.

Caio Alexandre: de herói a vilão no Pici

A "pimenta" neste tempero é o reencontro de Caio Alexandre, que saiu pelas portas dos fundos do clube do Pici, com a torcida do Fortaleza no Castelão. Certamente vai ser vaiado, pressionado e xingado pelos torcedores que veem a transferência do volante para o time baiano como um misto de traição e ingratidão.

No jogo entre Bahia e Fortaleza em Salvador, no primeiro turno do Brasileirão, Caio Alexandre esteve em campo e ajudou o Esquadrão a conquistar o triunfo por 1 a 0. Mas ali o apoio em massa no estádio era da torcida do Tricolor da Boa Terra. A atmosfera no Castelão será absolutamente inversa.

A importância dos três pontos

O clássico nordestino não é apenas um confronto de egos e reencontros, mas tem também um peso gigantesco para a tabela. Para o Fortaleza, uma vitória significa muito mais do que se recuperar na competição. O time busca voltar à vice-liderança e retomar a briga pelo título, algo que parecia possível há poucas rodadas.

A torcida espera que o elenco de Vojvoda reencontre o bom futebol que levou o Tricolor a uma série invicta e à liderança da competição.

Para o Bahia, vencer no Castelão pode significar um salto importante rumo às primeiras posições e consolidar o time entre os postulantes a uma vaga na Libertadores.

O confronto promete ser equilibrado, tenso e cheio de ingredientes emocionais. Vojvoda e Ceni, Caio Alexandre e a torcida do Fortaleza, o embate entre nordestinos: tudo isso estará em jogo, com três pontos que podem definir os rumos de ambas as equipes no Brasileirão.

Foto do Lucas Mota

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?