Fortaleza x Ceará: mistérios e dúvidas nas zagas para o primeiro Clássico-Rei
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é editor-chefe de Esportes do O POVO e da rádio O POVO CBN. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Fortaleza x Ceará: mistérios e dúvidas nas zagas para o primeiro Clássico-Rei
As "muralhas" tricolor e alvinegra, erguidas por Juan Pablo Vojvoda e Léo Condé, têm se mantido sólidas até aqui. Mas quem será a dupla titular de cada equipe? Difícil cravar
Foto: Montagens sobre fotos de Aurélio Alves e Israel Simonton/Ceará SC
Vojvoda e Léo Condé já se enfrentaram uma vez, quando o atual comandante Alvinegro dirigia o Vitória
Não sofrer gols é um passo fundamental para vencer um Clássico-Rei. Fortaleza e Ceará chegam ao primeiro embate da temporada cercados de mistérios sobre seus sistemas defensivos. Muitas dúvidas e cenários abertos, sem entregar pistas de bandeja ao adversário.
As "muralhas" tricolor e alvinegra, erguidas por Juan Pablo Vojvoda e Léo Condé, têm se mantido sólidas até aqui. Em seis jogos, o Leão do Pici sofreu apenas um gol, ainda na segunda partida da temporada. Já o Vovô do Porangabuçu foi vazado três vezes no mesmo número de confrontos, nos primeiros compromissos do ano.
Mas quem formará a dupla de zaga do Fortaleza? Difícil prever, ainda mais quando se trata do comando imprevisível do argentino de General Baldissera. Entre sete opções no elenco, quatro disputam de fato as duas vagas: Titi, defensor mais utilizado até agora; Brítez, o mais confiável do grupo; Kuscevic, que terminou 2024 em alta, mas só entrou em campo duas vezes devido a uma lesão no início do ano; e David Luiz, o mais experiente e renomado, porém sequer estreou.
Além da indefinição sobre quais dois serão escolhidos, há a possibilidade de Brítez ser deslocado para a lateral-direita, com Mancuso assumindo o lado esquerdo, já que os laterais-esquerdos do elenco vivem fase irregular. Neste cenário, a zaga ficaria entre Titi, Kuscevic e David Luiz. Minha aposta? Brítez e Titi formando a dupla de zaga, com Tinga na lateral-direita e Mancuso na esquerda, protegendo João Ricardo no gol.
E no Ceará? Difícil cravar. Até agora, Condé testou duas duplas: Marlon ao lado Ramon Menezes e Éder com Willian Machado. A primeira é, em tese, a titular, mas parte da torcida tem preferido o desempenho da segunda.
Marllon, contratado após boas temporadas no Cuiabá, não começou o ano de forma segura e gerou desconfiança em alguns torcedores. Dentre os quatro nomes, Marlon e Willian Machado atuaram em quatro partidas, enquanto Ramon Menezes jogou três e Éder, duas. Aposto que Condé, de perfil conservador, manterá Marllon e Ramon Menezes como titulares.
No gol, Bruno Ferreira deve ser o escolhido. Keiller, reforço para a posição, não convenceu nos primeiros jogos e virou alvo de críticas da torcida. Já nas laterais, Fabiano Souza e Matheus Bahia devem começar jogando.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.