Pedro Raul no Ceará: redenção possível ou aposta arriscada?
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é editor-chefe de Esportes do O POVO e da rádio O POVO CBN. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Pedro Raul no Ceará: redenção possível ou aposta arriscada?
Um novo ambiente, longe da pressão corintiana e da imagem já desgastada junto à torcida paulista, pode ser exatamente o que Pedro Raul precisa para reencontrar seu melhor futebol
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Atacante Pedro Raul no jogo Corinthians x Cuiabá, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2024
Ao que tudo indica, a novela do "9" no Ceará está próxima do capítulo final. O tão aguardado centroavante do Alvinegro se desenha na figura de Pedro Raul, do Corinthians. As negociações estão avançadas.
O desfecho dessa busca levou três meses desde o fim da Série B, quando a equipe garantiu o acesso para a elite do futebol nacional. De lá para cá, a ansiedade da torcida do Porangabuçu esteve, em grande parte, ligada à espera por um goleador para comandar o ataque no retorno à Primeira Divisão.
Entretanto, nem tudo é unanimidade nas arquibancadas alvinegras com o desenrolar das negociações. No termômetro das redes sociais, Pedro Raul divide opiniões, com muitos questionamentos sobre sua qualidade e o momento que vive na carreira.
Pedro Raul não é um perna de pau, mas atravessa uma fase ruim. O encontro entre o Ceará, que busca um jogador para ser a referência de seu ataque, e o centroavante, motivado a dar a volta por cima, pode ser a combinação ideal para um desfecho positivo.
É natural que o torcedor mais receoso se apegue aos números preocupantes do atacante no Corinthians: 38 jogos e apenas quatro gols. O Timão investiu pesado – R$ 25 milhões – e teve um retorno pífio.
No entanto, reduzir Pedro Raul apenas à passagem pelo Corinthians seria um erro. Em 2023 e 2024, quando atuou por Vasco e Toluca-MEX, ele teve temporadas discretas, embora marcadas por lesões.
O auge da carreira veio em 2022, quando brilhou pelo Goiás e foi artilheiro do time com 26 gols em 50 partidas. Não faz tanto tempo assim. Ele não desaprendeu.
Antes disso, também teve passagens positivas por Botafogo e Atlético-GO, em 2020 e 2019, respectivamente.
Um novo ambiente, longe da pressão corintiana e da imagem já desgastada junto à torcida paulista, pode ser exatamente o que Pedro Raul precisa para reencontrar seu melhor futebol. Ele encontrará um time comandado por Léo Condé em evolução, que ostenta o segundo melhor aproveitamento entre os 20 clubes da Série A em 2025.
O que falta a Pedro Raul é confiança. Para um centroavante, não ter esse ingrediente dentro do jogo é fatal. Confio que o trabalho de Condé pode recuperar o centroavante.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.