Fortaleza na Libertadores: grupo difícil, mas acessível, e reencontro explosivo
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é editor-chefe de Esportes do O POVO e da rádio O POVO CBN. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Fortaleza na Libertadores: grupo difícil, mas acessível, e reencontro explosivo
Tricolor do Pici vai encarar Racing, Colo-Colo e Atlético Bucaramanga na primeira fase da Copa Libertadores 2025
Foto: Staff Images / CONMEBOL
Atacante Moisés comemora gol no jogo Colo-Colo x Fortaleza, no Monumental, pela Copa Libertadores
Dentre as possibilidades que se desenharam, o Fortaleza caiu em um grupo difícil, mas acessível, tendo o Racing, atual campeão da Sul-Americana, como favorito à primeira colocação. O Tricolor poderia ter tido um caminho ainda mais complicado, como o grupo que reúne River Plate, Independiente del Valle e Barcelona de Guayaquil.
O Leão está no Grupo E, que ainda conta com o Colo-Colo. E esse reencontro promete. Para o clube chileno, o duelo tem sabor de revanche. Primeiro, porque foi justamente o Fortaleza que eliminou o Colo-Colo na fase de grupos da Libertadores de 2022, com uma virada épica no Chile para avançar às oitavas de final. Depois, pela polêmica saída de Lucero, que trocou a equipe chilena pelo Fortaleza em 2023, em uma negociação conturbada que virou caso de Justiça desportiva, envolveu a Fifa e só teve um desfecho em janeiro de 2025.
O Fortaleza tem mais time que o rival chileno e entra como favorito no confronto direto, mas será um duelo duro. O Tricolor precisará jogar muito mais do que apresentou até agora na temporada se quiser confirmar essa superioridade.
O último integrante do grupo é o Atlético Bucaramanga, da Colômbia, que, em teoria, é o adversário mais frágil. A equipe venceu apenas uma partida das 10 que disputou em 2025 e garantiu vaga na Libertadores ao conquistar o Apertura Colombiano no ano passado. Esta será apenas a segunda participação do Bucaramanga na competição — a primeira foi em 1998.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.