Eficiência e entrega: Ceará vence o Grêmio com autoridade e sinais positivos
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é editor-chefe de Esportes do O POVO e da rádio O POVO CBN. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Eficiência e entrega: Ceará vence o Grêmio com autoridade e sinais positivos
O Vovô conquistou o primeiro triunfo na Série A ao bater o Grêmio por 2 a 0 — resultado merecido. Além de Pedro Raul, Matheus Araújo ampliou já nos acréscimos
Foto: Samuel Setubal
Registro fotográfico do jogo Ceará e Grêmio, do Campeonato Brasileiro 2025, feitos pelo fotojornalista Samuel Setubal
Teve gol do Pedro Raul e teve vitória do Ceará.
O Vovô conquistou o primeiro triunfo na Série A ao bater o Grêmio por 2 a 0 — resultado merecido. Além de Pedro Raul, Matheus Araújo ampliou já nos acréscimos.
Embora tenha caído de produção na segunda etapa, o Alvinegro fez o suficiente para superar o Tricolor Gaúcho. Agora, o escrete de Porangabuçu soma um empate fora de casa e uma vitória no Castelão, largando bem no Brasileirão.
A atuação do Ceará contra o Grêmio, em parte, remeteu à postura da equipe nos clássicos contra o Fortaleza: muito comprometimento tático, entrega extra na marcação e atenção redobrada para explorar as brechas deixadas pelo adversário.
Em pouco tempo, Pedro Raul se tornou o principal jogador do clube. É o “homem-gol”, e um atacante com faro para balançar as redes precisa ser valorizado. Haroldo Martins, CEO de futebol do Ceará, afirmou há algumas semanas, em entrevista ao Esportes O POVO, que o centroavante parecia estar no clube há pelo menos três anos. E parece mesmo.
No Ceará, ele recuperou o futebol de alto nível. Decidiu mais uma vez para o Alvinegro, marcando de pênalti. Mas, além do gol na partida, teve uma atuação consistente: fez bem o pivô, protegeu, deu sequência às jogadas, incomodou a defesa adversária e não desistiu de nenhuma bola. Quase marcou um golaço, em finalização que explodiu no travessão. Agora ele soma sete gols em oito jogos
O ponto de reflexão fica para o segundo tempo. Após abrir o placar, o Vovô voltou a apresentar uma queda de rendimento. Nos 20 minutos finais, o time recuou demais, perdeu intensidade e teve dificuldades nas transições ofensivas. Correu riscos que poderiam ter custado caro.
De preocupação: Fernandinho deixou o campo com dores no braço. O Ceará já não conta com Pedro Henrique, lesionado. Ficar sem Fernandinho esvazia ainda mais um setor ofensivo que já carece de opções.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.