Logo O POVO+
Eficiência e entrega: Ceará vence o Grêmio com autoridade e sinais positivos
Foto de Lucas Mota
clique para exibir bio do colunista

Lucas Mota é editor-chefe de Esportes do O POVO e da rádio O POVO CBN. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi

Lucas Mota esportes

Eficiência e entrega: Ceará vence o Grêmio com autoridade e sinais positivos

O Vovô conquistou o primeiro triunfo na Série A ao bater o Grêmio por 2 a 0 — resultado merecido. Além de Pedro Raul, Matheus Araújo ampliou já nos acréscimos
Registro fotográfico do jogo Ceará e Grêmio, do Campeonato Brasileiro 2025, feitos pelo fotojornalista Samuel Setubal  (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Registro fotográfico do jogo Ceará e Grêmio, do Campeonato Brasileiro 2025, feitos pelo fotojornalista Samuel Setubal

Teve gol do Pedro Raul e teve vitória do Ceará.

O Vovô conquistou o primeiro triunfo na Série A ao bater o Grêmio por 2 a 0 — resultado merecido. Além de Pedro Raul, Matheus Araújo ampliou já nos acréscimos.

Embora tenha caído de produção na segunda etapa, o Alvinegro fez o suficiente para superar o Tricolor Gaúcho. Agora, o escrete de Porangabuçu soma um empate fora de casa e uma vitória no Castelão, largando bem no Brasileirão.

A atuação do Ceará contra o Grêmio, em parte, remeteu à postura da equipe nos clássicos contra o Fortaleza: muito comprometimento tático, entrega extra na marcação e atenção redobrada para explorar as brechas deixadas pelo adversário.

Em pouco tempo, Pedro Raul se tornou o principal jogador do clube. É o “homem-gol”, e um atacante com faro para balançar as redes precisa ser valorizado. Haroldo Martins, CEO de futebol do Ceará, afirmou há algumas semanas, em entrevista ao Esportes O POVO, que o centroavante parecia estar no clube há pelo menos três anos. E parece mesmo.

No Ceará, ele recuperou o futebol de alto nível. Decidiu mais uma vez para o Alvinegro, marcando de pênalti. Mas, além do gol na partida, teve uma atuação consistente: fez bem o pivô, protegeu, deu sequência às jogadas, incomodou a defesa adversária e não desistiu de nenhuma bola. Quase marcou um golaço, em finalização que explodiu no travessão. Agora ele soma sete gols em oito jogos

O ponto de reflexão fica para o segundo tempo. Após abrir o placar, o Vovô voltou a apresentar uma queda de rendimento. Nos 20 minutos finais, o time recuou demais, perdeu intensidade e teve dificuldades nas transições ofensivas. Correu riscos que poderiam ter custado caro.

De preocupação: Fernandinho deixou o campo com dores no braço. O Ceará já não conta com Pedro Henrique, lesionado. Ficar sem Fernandinho esvazia ainda mais um setor ofensivo que já carece de opções.

Foto do Lucas Mota

Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?