Ceará comprará jovem Guilherme e pagará valor fixado em contrato de empréstimo; saiba detalhes
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é editor-chefe de Esportes do O POVO e da rádio O POVO CBN. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Ceará comprará jovem Guilherme e pagará valor fixado em contrato de empréstimo; saiba detalhes
Guilherme foi descoberto pela equipe de scout do Ceará durante a Copinha de 2024, quando atuava pelo Grêmio São-Carlense
Foto: Stephan Eilert / Ceará SC
Guilherme tem um gol e uma assistência em nove jogos pelo profissional do Ceará
O Ceará irá exercer a opção de compra do atacante Guilherme, de apenas 19 anos, que vem chamando atenção nas oportunidades no time profissional. A joia ofensiva defende atualmente o Alvinegro por empréstimo, cedido até o fim da temporada pelo Boston City-MG. Uma cláusula no contrato assegura ao clube cearense a preferência de aquisição.
A coluna apurou que a diretoria alvinegra irá pagar os R$ 400 mil — valor fixado em cláusula contratual — para adquirir o atacante em definitivo, no fim do vínculo de empréstimo.
Guilherme foi descoberto pela equipe de scout do Ceará durante a Copinha de 2024, quando atuava pelo Grêmio São-Carlense. Desde o ano passado, passou a integrar as categorias de base do Vovô.
Mesmo sem ser titular na Copinha de 2025, o atacante agradou o técnico Léo Condé e foi promovido ao elenco principal. Desde então, já disputou nove partidas, marcou um gol e deu uma assistência. Guilherme atua tanto pelos lados quanto centralizado, como centroavante — versatilidade que amplia suas chances no elenco.
Na vitória sobre o Vasco por 2 a 1, o camisa 80 entrou no segundo tempo, substituindo Aylon, e teve atuação destacada. Com categoria, escorou de cabeça o cruzamento de Galeano e serviu Pedro Raul, que marcou o segundo gol alvinegro.
"O Guilherme é um jogador muito diferente. Estou no futebol há bastante tempo, trabalhei muito tempo como treinador de base, e a gente tem uma certa experiência em conseguir detectar o talento. Isso é dele, é nato, e o Guilherme tem tudo para ser, é claro que tudo dentro do seu tempo, um grande atacante do futebol brasileiro", afirmou o treinador.
É interessante observar o trabalho de bastidores para dar suporte e confiança ao processo de transição de Guilherme. Já vimos vários talentos se perderem neste caminho. É um processo delicado, difícil e desafiador.
Aos poucos, o jovem atacante vai ganhando espaço. Sem pressa, Condé prepara o "terreno" ideal para lapidar o camisa 80. A tendência é de que Guilherme cresça no Porangabuçu.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.