Comissão de Arbitragem da CBF considera correto pênalti contra o Ceará; VAR só "auxiliou"
clique para exibir bio do colunista
Lucas Mota é editor-chefe de Esportes do O POVO e da rádio O POVO CBN. Estudou jornalismo na Universidade 7 de Setembro e na Universidad de Málaga (UMA). Ganhou o Prêmio CDL de Comunicação na categoria Webjornalismo e o Prêmio Gandhi de Comunicação na categoria Jornalismo Impresso, e ficou em 2º lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo Rui Bianchi
Comissão de Arbitragem da CBF considera correto pênalti contra o Ceará; VAR só "auxiliou"
Lance decidiu jogo entre Bahia e Ceará. Avaliação foi apresentada ao Alvinegro durante reunião realizada nesta segunda-feira, 28, entre a Comissão de Arbitragem e os clubes da elite do futebol nacional
Foto: REPRODUÇÃO/CBF
Árbitro Raphael Klein marcou pênalti de Pedro Henrique sobre Tiago em lance que decidiu o jogo entre Bahia e Ceará pela Série A
A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avaliou como normal a atuação do árbitro Raphael Klein e do VAR, comandado por Daniel Nobre Bins, na derrota do Ceará por 1 a 0 para o Bahia, em Salvador, pela Série A do Campeonato Brasileiro, apurou a coluna. Segundo o grupo, a marcação do pênalti de Pedro Henrique sobre Tiago — que decidiu o jogo nos acréscimos — foi correta.
A avaliação foi apresentada ao Ceará durante reunião realizada nesta segunda-feira, 28, entre a Comissão de Arbitragem e os clubes da elite do futebol nacional. Os encontros ocorrem de forma online após as rodadas e servem para analisar decisões da arbitragem, apresentar posicionamentos técnicos da comissão e permitir a manifestação dos dirigentes, que podem formalizar requerimentos sobre lances específicos.
Apesar da interferência, a Comissão defendeu que o VAR apenas “auxiliou” Klein na condução do lance, de acordo com a apuração da coluna.
Anteriormente, o parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) tinha apontado para o acerto da arbitragem no jogo entre Bahia e Ceará. Entre os membros do grupo, estão Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Ricci.
A insatisfação do Ceará em relação à arbitragem no jogo diante do Bahia foi documentada e entregue à CBF através de uma representação formal.
Confira parte do diálogo entre Rafael Klein e Daniel Nobre:
Klein:"O jogador está correndo e passa, depois toca o jogador que está atrás. Situação normal de jogo".
Cabine do var: "Vou sugerir a revisão. Tem contato nas pernas dele. Tu vai ter que analisar se isso promove a queda dele. Impacto na perna dele, analisa se esse impacto desequilibra".
Klein: "Passada normal do defensor e tem perna do atacante que trança na perna. Passada normal do defensor"Cabine do var: "Analisa se assume risco ou não"Klein: "Ele estava na passada normal".
Cabine do var: "Analisa o risco assumido".
Klein: "Acaba sendo de forma imprudente".
Logo em seguida, Klein marca o pênalti a favor do Bahia.
Se você quer informação sobre futebol antes, durante e depois da bola rolar, é aqui mesmo. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.