Marbênia Gonçalves Almeida Bastos é professora universitária de Bebidas e Harmonização. Tem Certificação na Wine & Spirit Education Trust. É Sommelière de Vinhos e Cerveja pela Associação Brasileira de Sommelier e Association de la Sommellerie Internationale – ASI. É Sommelière de Chá pelo Instituto CHÁ. Sommelière de diversas Confrarias de Bebidas, em Fortaleza
Foto: Americanas/Divulgação
Cachaça Wruck Premium 8 anos
Em 2018, uma lei estadual reconheceu a cidade de Luiz Alves como a Capital Catarinense da Cachaça, com o objetivo de consolidar a tradição da produção da bebida no município e estimular o turismo, ensejando o destaque da bebida.
Em agosto de 2024, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) publicou o reconhecimento de Denominação de Origem (DO), que envolve toda a região de Luiz Alves.
A DO serve para proteger a integridade e a reputação da cachaça desse território. Ela assegura que o produto que carrega essa certificação não só tem origem geográfica específica, mas também segue padrões rigorosos de produção, controle de qualidade e respeito ao saber fazer local.
Além disso, a DO ajuda a preservar os aspectos culturais e históricos da região produtora, como práticas agrícolas sustentáveis, técnicas de fermentação e destilação tradicionais e o uso de insumos locais. O resultado é uma cachaça com características únicas de sabor, aroma e textura, que não podem ser replicadas fora de Luiz Alves.
Dentre as técnicas de produção que tradicionalmente são aplicadas pelos produtores que diferenciam a Cachaça de Luiz Alves, apontados pelo INPI, são: utilizar na fermentação o melado ao invés do caldo de cana fresco, e o uso de leveduras nativas, que só existem na região, e não usam leveduras industrializadas.
As leveduras naturais implementam uma fermentação de baixa velocidade, originando álcoois de alta qualidade.
A cachaça de Luiz Alves apresenta equilíbrio sensorial e complexidade, e os aromas e sabores típicos deste terroir são notas de mel, amêndoas, café e nuances minerais.
Outro elemento que auxilia no envelhecimento da cachaça é o clima temperado e úmido com temperatura aprazível que ameniza a evaporação da água na bebida, conservando o teor alcoólico produzido.
Uma das cachaças premiadas de Luiz Alves é a Bylaardt Cachaça Extra Premium, produzida pela terceira geração da Família Van Den Bylaardt. É envelhecida por 18 anos em barris de carvalho. Conhecida por sua elegância e maciez, tem aromas de especiarias e amadeirado, na boca é aveludada, com notas de baunilha e caramelo. É uma cachaça de contemplação, para apreciar cada gole.
Outro rótulo luisalvense premiado é a cachaça Premium Wruck 8 anos. A família Wruck produzia açúcar mascavo e, em 1942, iniciaram a elaborar a cachaça a partir do melado que sobrava no engenho. Essa cachaça envelhecida tem 8 anos em barris de carvalho francês. Tem notas de mel, baunilha, amêndoas, frutas cítricas. É sedosa e muito refinada. Tem excelente drinkabilidade.
Lembrando: Beber cachaça é um misto de prazer, amor próprio e elegância! Beba menos e beba melhor!
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.