Logo O POVO+
Boxe brasileiro conquista três ouros na 1ª etapa da Copa do Mundo
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Boxe brasileiro conquista três ouros na 1ª etapa da Copa do Mundo

Yuri Falcão, Luis Bolinha e Jucielen Romeu subiram ao lugar mais alto do pódio
Yuri Falcão foi o grande destaque brasileiro e venceu a categoria até 65 kg (Foto: Douglas Ragi/World Boxing )
Foto: Douglas Ragi/World Boxing Yuri Falcão foi o grande destaque brasileiro e venceu a categoria até 65 kg

A nova competição mundial do boxe olímpico foi realizada nesta semana em Foz do Iguaçu. A 1ª etapa da Copa do Mundo, organizada pela World Boxing, reuniu 150 atletas de 18 países, incluindo potências da modalidade como Uzbequistão, França, Índia e Grã-Bretanha. O Brasil, apesar da má campanha na Olimpíada de Paris, figura entre as potências da modalidade e conseguiu nove medalhas no total, sendo três ouros.

O maior destaque foi Yuri Falcão. Aos 22 anos, o sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão venceu a categoria 65 kg com quatro vitórias. A mais importante foi nas quartas de finais, simplesmente contra o atual campeão olímpico dos 71 kg, Asadkhuja Muydinkhujaev.

Na campanha ele também venceu adversários do Cazaquistão, Grã-Bretanha e Índia. Yuri não conseguiu se classificar para a Olimpíada de Paris. Disputou os Jogos Pan-americanos e um qualificatório mundial na categoria 63,5, mas não obteve êxito. Ainda muito jovem, começa com tudo o novo ciclo olímpico.

Outro que brilhou foi Luís Oliveira, o Bolinha, na categoria 60 kg. Ele superou três adversários, incluindo o polonês Pavel Brach na final por nocaute. Bolinha tem 24 anos e na Olimpíada de Paris perdeu na estreia numa luta equilibrada contra um norte-americano. Será outro bom nome no ciclo de Los Angeles.

O 3º ouro do Brasil veio com a experiente Jucielen Romeu. Aos 28 anos e duas Olimpíadas no currículo, ela ficou a uma vitória da medalha em Paris. Neste evento em Foz do Iguaçu, faturou o ouro nos 57 kg. A categoria teve apenas seis inscritas, então Jucielen precisou vencer duas lutas.

Também chegaram às finais pelo Brasil, mas foram derrotados, Kauê Bellini nos 75 kg e Wanderley Holyfield nos 80 kg. Atenção em Kauê. Ele tem 24 anos e venceu um italiano por nocaute.

Um alerta fica para outras categorias femininas: Tatiana Chagas e Caroline Almeida, atletas olímpicas, perderam logo nas estreias. O grande nome do feminino do Brasil, Bia Ferreira, luta agora no boxe profissional, mas não descartou a possibilidade de voltar ao boxe olímpico para os Jogos de Los Angeles.

O Uzbequistão terminou na liderança do quadro de medalhas nesta etapa da Copa do Mundo com cinco ouros e sete medalhas no total. O Brasil ficou em 2º. A próxima etapa será no Cazaquistão, em 30 de junho.

Foto do Marcelo Romano

Tudo menos futebol: o que está acontecendo em outras modalidades esportivas. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?