Logo O POVO+
Calderano e Bruna Takahashi jogarão dupla mista no Mundial 2025
Comentar
Foto de Marcelo Romano
clique para exibir bio do colunista

Jornalista especializado em esportes olímpicos. Trabalhos na TV Record, Yahoo, rádios Gazeta e Eldorado em São Paulo

Calderano e Bruna Takahashi jogarão dupla mista no Mundial 2025

No individual, Calderano tentará repetir o sucesso da Copa do Mundo. O Brasil nunca ganhou medalha no evento
Comentar
Hugo Calderano é o melhor mesatenista da história das Américas (Foto: WANG Zhao / AFP)
Foto: WANG Zhao / AFP Hugo Calderano é o melhor mesatenista da história das Américas

Um mês após vencer de forma brilhante a Copa do Mundo, Hugo Calderano terá um desafio ainda maior pela frente: é o Campeonato Mundial, a partir de 17 de maio, em Doha, no Catar. O evento terá 128 atletas, cinco chineses e sistema de mata-mata. Perdeu é eliminado. Outros quatro brasileiros estarão na chave individual masculina e três na feminina. O Brasil nunca ganhou uma medalha em mundiais no individual, duplas ou equipes. São 37 países com medalhas.

O atual bicampeão mundial e campeão olímpico, Fan Zhendong, ainda não vai retornar às competições. Ele se recusou a jogar o Circuito Mundial neste ano e havia a expectativa de que voltasse no Mundial pela pressão da Federação Chinesa por resultados, após o título de Calderano na Copa do Mundo. Mas isso não vai acontecer. Os chineses terão além de Lin Shidong e Wang Chuqin, números 1 e 2 do ranking, Jingkun Liang, Fei Xue e Lin Gaoyuan.

A estréia de Calderano será contra o mexicano Rogélio Castro. Se avançar, na 3º rodada Hugo já deve pegar um dos chineses, Fei Xue (26 anos e 41º do ranking mundial). Nas oitavas, pode pegar o francês Felix Lebrun, que lhe tirou o bronze olímpico. Hugo precisa de sete vitórias para o título. A chave é complicada e no nível do tênis de mesa mundial, com ótimos atletas, repetir o que fez na China no mês passado é muito complicado.

Além de Calderano, o Brasil terá mais sete atletas no individual, número bem considerável: Leo Ilzuka, Guilherme Teodoro, Vitor Ishiy, Eric Jouti, Laura Watanabe, Bruna Takahashi e Giulia Takahashi. Pela tabela já sorteada, todos do masculino terão dificuldades de avançar da primeira rodada, assim como Laura e Giulia. Bruna Takahashi, hoje é a 16º do ranking e tem condições de chegar até as oitavas, quando deve pegar a chinesa cabeça de chave 3, Chen Xingtong.

Haverá ainda as disputas em duplas. E aí a grande novidade. Hugo Calderano e Bruna, excelentes no individual,vão jogar a primeira competição importante de suas vidas como dupla mista. Até então, Hugo só jogava duplas em alguns torneios e Bruna fazia parceria com outros atletas. A dupla de namorados estreia contra Madagascar. As dificuldades devem começar a partir das oitavas, contra uma dupla japonesa.

O Mundial com disputas individuais é realizado a cada dois anos. Desde 1999 a China não perde no masculino e desde 1995 no feminino. Na dupla mista a China não tem o mesmo domínio e perdeu em 2013 e 2017.

Foto do Marcelo Romano

Tudo menos futebol: o que está acontecendo em outras modalidades esportivas. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?