Por que games de Storytelling são uma das melhores formas de passar o tempo?
clique para exibir bio do colunista
Miguel Pontes é Streamer de Games na Twitch. Host, editor e produtor do Mais Um Podcast de Games e da Comunidade Nerd do O POVO. Pesquisador da Central de Jornalismo de Dados - Datadoc e Acervo O POVO. Neste espaço, vai falar sobre jogos, noticiar eventos, analisar games e opinar sobre a indústria de jogos
Por que games de Storytelling são uma das melhores formas de passar o tempo?
Jogar videogame é uma das formas mais legais de diversão, mas quando se trata de jogos de storytelling, a imersão que o jogo te proporciona atinge um novo patamar. E se você ainda não explorou esse estilo de jogo, é hora de dar uma chance e mergulhar em histórias incríveis
Foto: Divulgação | Steam
Firewatch é um jogo de mistério que se passa em uma floresta no Wyoming durante o período de incêndios onde sua única linha emocional é a pessoa do outro lado do rádio.
Os jogos de storytelling, para quem não é familiarizado com o termo, são aqueles que focam na narrativa, em personagens bem desenvolvidos e em histórias envolventes. Ao contrário dos jogos puramente de ação, nos jogos de storytelling você se sente parte de um filme interativo, onde suas escolhas podem mudar o rumo da trama. É como se você fosse, ao mesmo tempo, o diretor e o protagonista de uma história que está sempre em construção.
Um dos maiores atrativos desse estilo de game é a possibilidade de uma imersão total na narrativa. Sabe quando você está assistindo a uma série tão boa que nem vê aquela "ruma" de episódio passar? Ou talvez, a melhor comparação ao estilo sejam livros.
O ritmo mais cadenciado de uma boa leitura, lendo cada parágrafo com atenção, imaginando o cenário, os personagens, a ambientação e ouvindo aquela trilha sonora na mente. A diferença é que você não precisa imaginar as coisas aqui, elas já estão lá e você não só assiste à históriase desenrolar,mas também participa dela, toma decisões importantes e vive intensamente cada momento como o protagonista.
Outro ponto forte dos jogos de storytelling é a conexão emocional que eventualmente você cria com os personagens. Quem nunca se apegou a um personagem de série ou filme não é mesmo? Então... Nos jogos, essa conexão é ainda mais profunda porque você passa horas ao lado desses personagens, conhece suas histórias, seus dramas, traumas, medos ou virtudes.
Quando algo de ruim acontece com alguém do seu núcleo afetivo no game, como uma morte por exemplo, a emoção pode te atingir em cheio. É como perder um amigo, alguém que você conhece ou um traço de uma “persona” que criou e que agora faz parte de você, já que suas ações guiaram aquele personagem para aquele "destino".
Recentemente dei uma maior atenção para jogos neste estilo. Em parte por uma limitação do meu computador em não rodar jogos mais pesados e parte por querer algo diferente, menos mecânico que o usual e mais envolvente. Na real, busquei por simplicitade e achei a complexidade das escolhas da vida traduzidas em ações em um jogo. E posso falar sem medo que adorei.
Deparei-me então com títulos fantásticos como “The Wolf Among Us”, que é baseado na série de quadrinhos "Fables"(Fábulas)do autorBill Willingham, onde você é Bigby Wolf e investiga uma série de assassinatos envolvendo outros personagens de fábulas clássicas como a Branca de Neve, A Bela e a Fera ou um dos três porquinhos… aliás o seu personagem, Bigby Wolf é o Lobo Mal da Chapeuzinho Vermelho, no game buscando redenção como xerife de Fabletown onde todos os personagens que você já conhece, de sua infância, vivem como pessoas "normais" por meio de magia.
Foto: Reprodução | Epic Games
Jogo The Wolf Among Us
Outro título muito bom, mas com uma temática mais "realista" é "Firewatch". Nele você é um cara comum que se voluntaria para passar o verão em uma torre de vigia no meio da floresta do Wyoming durante a temporada de incêndios florestais. Completamente imersivo, em Firewatch, você está sozinho na floresta com apenas seus traumas e um rádio para se comunicar com uma supervisora que está em outra torre e é a sua única linha de comunicação com o mundo fora da floresta.
Durante suas caminhadas solitárias para conferir e reportar incêndios, acontecem coisas misteriosas, que precisam ser investigadas ao mesmo tempo em que seu personagem constrói - ou não - uma relação de afeto com a pessoa do outro lado do rádio. Como um game de escolhas, você decide até onde esse relacionamento vai levando em conta seu próprio drama pessoal que vai sendo revelando a medida em que conversa com a pessoa do outro lado do rádio. Firewatch é uma verdadeira pérola em forma de jogo. É como jogar um bom livro em um final de tarde.
Foto: Reprodução | Steam
Cena do jogo Firewatch onde o personagem caminha pela floresta do Wyoming com o auxílio de um mapa e uma bússola
Além dos dois citados acima, outros títulos como Tell Me Why, The Walking Dead, Life is Strange, Dordogne, Norco e ou até mesmo um game de storytelling do Batman, valem muito a pena serem conferidos, jogados e apreciados.
No caso de Batman e The Walking Dead, onde os personagens já são conhecidos, rola toda uma expansão do universo dos personagens o que pode agradar e muito aqueles que curtem mais conteúdo de suas obras favoritas e tem a possibilidade de se deparar com outro grande enredo ou ver algo expandido sobre um personagem que voce curtia na obra original mas que não teve tanto espaço assim.
Além disso, jogos baseados em storytelling, são uma ótima forma de relaxar e escapar da realidade do dia a dia. Depois de um expediente de trablaho cansativo, nada melhor do que mergulhar em um mundo fantástico, cheio de aventuras e reviravoltas. É como uma terapia, mas muito mais divertida! E o melhor: você pode fazer isso sem sair do sofá ou da cadeira gamer.
E aqui, abro um parentesis para recomendar fortemente o uso de fones de ouvido durante a jogatina, afim de aumentar sua imersão e percepção de todos os detalhes possiveis dessas obras. Vai por mim, jogar de fones faz toda a diferença.
Por fim, jogar games de storytelling é uma experiência únicaque todo gamer deveria experimentar. Não importa se você é fã de ação, aventura, drama, terror… tem sempre uma história incrível esperando por você. Então, pegue o controle, escolha um bom jogo e prepare-se para embarcar em uma jornada inesquecível!
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.