Espaço dos correspondentes escolares do Programa O POVO Educação 2021. O programa reúne 140 jovens estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada de Fortaleza. Os correspondentes participam de oficinas nas quais aprendem a editar jornais, roteirizar podcasts e apresentar programas de rádio, entre outras atividades
A moda por anos foi vista como um fenômeno elitista e fútil. Entretanto, existiram ao longo da história fatores de distinção social relacionados à indumentária que a tornam fundamental para entender a vida social da época e dos dias atuais. Antes da Industrialização, não havia tantas diferenças quanto ao vestuário. Porém, após período industrial, a classe nobre começou a querer se diferenciar de uma classe que emergia chamada burguesia. Havia códigos sociais que os nobres conseguiam identificar se determinado indivíduo era ou não da nobreza.
Tais regras ainda perduram, porém com outras perspectivas. Atualmente, objetos de luxo como carros, roupas de grife, bolsas de marcas internacionais são critérios de distinção social. Afinal, o nosso consumo é motivado pela ideia e não pela funcionalidade do objeto. Mas, o que permeia tudo isso é: até que ponto o consumo nos objetifica para vender uma imagem pessoal?
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.