Espaço dos correspondentes escolares do Programa O POVO Educação 2021. O programa reúne 140 jovens estudantes do ensino fundamental das redes pública e privada de Fortaleza. Os correspondentes participam de oficinas nas quais aprendem a editar jornais, roteirizar podcasts e apresentar programas de rádio, entre outras atividades
Não há verbo com a mesma complexidade semântica para o intrínseco humano do que o verbo ser. A dúvida sobre si mesmo permeia as entranhas da humanidade, desembocando na reinvenção, na tentativa vã de achar lugar no mundo. Ser é inconstante, líquido e irregular. Ou você é, ou você será, ou você foi. Três tempos e três estados a serem considerados de maneira interdependente. Ser não carrega a mesma significância de estar, um é "essência", outro temporário.
Uma perda para o inglês, em que os verbos têm o mesmo significante. I am happy agora, mas talvez não esteja amanhã. Mas se o ser é mutável, não seria um conjunto de "estar"? E, então, tem-se o palco perfeito para o Sócrates interior linguístico. Se o ser individual se questiona, o ser coletivo é o reflexo da alma. Se o progresso é almejado no âmago do ser individual, o que seria o retrocesso visto no coletivo?
Ser também é cíclico, não é sempre linear e progressista. O problema vem quando esse retrocesso carrega o antisser. O coletivo não pode ser líquido, mas necessita ser (e não estar) estável para que todos nós sejamos mutáveis.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.