Logo O POVO+
A homenagem que Juàzeiro devia ao Padre Cícero
Foto de O POVO é História
clique para exibir bio do colunista

A história do Ceará e do mundo desde 1928, narrada pelas lentes do acervo de O POVO

A homenagem que Juàzeiro devia ao Padre Cícero

O monumento tem dimensões gigantescas, medindo, o pedestal, 8 metros e, a estátua, pròpriamente dita, 17 metros
INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO (Foto: O POVO É HISTÓRIA)
Foto: O POVO É HISTÓRIA INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO

* desde 1928: As notícias reproduzidas nesta seção obedecem à grafia da época em que foram publicadas.

Acendem-se, à noite de hoje, através de dispositivo eletrônico, as luzes do monumento ao padre Cícero Romão Batista, erguido pela Prefeitura Municipal de Juàzeiro do Norte na escarpa do Hôrto. O monumento tem dimensões gigantescas, medindo, o pedestal, 8 metros e, a estátua, pròpriamente dita, 17 metros. São, portanto, ao todo 27 metros de cimento armado, compondo uma comovente manifestação de aprêço e respeito à memória de um dos mais afirmativos lideres religiosos e comunitários de nosso tempo: o padre de Cícero Romão Batista.

A iniciativa custou à Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte soma superior a NCR$ 100.000.00. Essa quantia pouco representa se tivermos em vista que o monumento será uma magnifica atração turistica. Pode-se dizer que, já a partir dêste ano, as correntes de turismo de romaria, serão bastante incrementadas em consequência de sua inauguração. Tanto assim que são esperados, pelas autoridades, mais de 150.0000 peregrinos procedente de tôdas as regiões do País, especialmente dos Estados Nordestinos.

O povo do Juàzeiro do Norte tem, por conseguinte, sobejas razões para vibrar de alegria. De braços abertos, no Hôrto, estará sempre, a partir de hoje, o padre Cícero Romão Batista, que anima com a chama da fé a cidade que êle criou e viu crescer. A cidade que é hoje como sempre, centro de fé e de trabalho.

01 de novembro de 1969

Juàzeiro inaugura hoje uma das maiores estátuas do mundo

Juàzeiro do Norte - (Dos enviados do O POVO, Assis Taveres, Morais Né e Alcebiades Silva) - Tôdas as pensões estão lotadas e enorme legião de romeiros se presta acampada sob árvores e tendas armadas nas ruas, inclusive procurando acomodações na cidade do Crato, e, ainda ontem, sômente de Recife, chegaram 18 ônibus, enquanto as cancelas do Trânsito registram, a esta altura, uma entrada de veículos duas vêzes maior do que no ano passado.

Calculadamente, 200 mil devotos do Padre Cícero pernoitaram, de ontem para hoje, em Juàzeiro, concorrendo para uma forte onda de calor, e tentando conseguir hospedagem em quartos alugados, casas de familias, instituições de caridade e nos abrigos municipais mas não se registrou, até o momento, nenhum desastre fatal de veiculos, tendo a Policia prendido 20 perigosos ladrões.

Romarias

Antecedendo a data oficial das romarias ao tûmulo do Padre Cícero, que é 2 de novembro, amanhã, portanto, são permanentes os deslocamentos de devotos ao local onde estão os restos mortais do taumaturgo e, na matriz de Nossa Senhora das Dores, são celebradas cinco missas para atender o grande número de comunhões, o mesmo ocorrendo nas demais igrejas e nas instituições religiosas. A maior quantidade de carros que chegam, constantemente à cidade, é de Recife e Alagoas. Observam-se os mais diferentes tipos de promessa e grende profusão de fé no Padre Cícero Romão Batista, como visivelmente se nota na atitude da grandiosa massa, que, neste período, transforma Juàzeiro na Jerusalém cearense.

Estátua

A estátua do taumaturgo de 17 metros, com 8 metros de pedestal e erguida sôbre o pico de 700 metros, é, no momento, a grande admiração dos romeiros e uma das maiores atrações que já se pôde observar em festas religiosas em todo Norte e Nordeste. No entender das autoridades eclesiásticas que assistem os devotos do Padre Cícero, a renda em esmolas de mais de três mil cruzeiros novos, depositada, no cofre da Matriz das Dores no ano passado, êste ano alcançará o duplo, porque, a esta altura o número de peregrinos já é muito maior do verificado em igual período de 1968. Também porque a previsão é de que, de hoje até amanhã, a cidade receberá metade da legião que chegou até ontem.

INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO(Foto: O POVO É HISTÓRIA)
Foto: O POVO É HISTÓRIA INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO

Comércio

No movimento no comércio, apesar da escassez de dinheiro, é de causar surprêsa, pois não se tem acesso fácil a qualquer casa comercial, porque estão tôdas superlotadas durante o dia e até tarde da noite. O comércio de rua também apresenta grande movimentação e uma rigorosa fiscalização do Estado do Municipio mantêm-se de plantão, realizando visitas constantes a todos os pontos comerciais da cidade. Talvez, em anos anteriores, nunca se tenha constatado preços tão altos como os dêste ano, desde a tapioca e o pé-de-moleque vendidos nas barracas do centro e no subúrbio aos santos e reliquias que todos os romeiros se sentem na grandiosa obrigação de comprar. Também os preços das acomodações, mesmo em pequenos e desconfortados quartos ou em casos de familias pobres, que aproveitam para alugar pequenas dependências de seus casebres estão muito elevados, considerando-se o aumento do custo de vida do ano passado para cá.

Policiamento

Sob o comando do Delegado Regional do Cariri, coronel Romeu Praciano, o esquema policial foi armado com todos os dispositivos, de modo a assegurar a ordem na cidade, durante o periodo de festa. Todo o efetivo do destacamento local mantem-se em atividade permanente com o revesamento de patrulhas que dão batidas em todos os recantos da sede do municipio, e grupos de policiais estão estacados nos pontos estratégicos. Até agora foram presos 20 perigosos gatunos, a maioria dêles procedentes de Recife com o único propósito de agir nas festividades. Também agentes da Policia Federal, de Fortaleza, auxiliam a segurança, procurando: simultâneamente, fiscalizar a negociação clandestina e a entrada de contrabando, que, comumente, se verifica em periodos de festa.

Trânsito

A circunscrição local do Trânsito está com todo o seu efetivo espalhado pelo centro e estradas de acesso à cidade, reforçados, em sua fiscalização rigorosa por patrulhas da Policia Rodoviaria. O número de multas aplicadas mais por contramão e desatualização de documentos eleva-se a vultosa soma, e já se registraram alguns abalroamentos, porém sem gravidade. Devido o forte esquema de segurança armado para manter a disciplina em todos os quadrantes de atividades, nos festejos dêste ano, acredita-se que tudo terminará normalmente.

Programações

Ao lado de tôda essa movimentação, o prefeito Mauro Sampaio vem colaborando com os setores artisticos em programas de atrações para os romeiros, a fim de dar um cunho ainda mais alegre à festa do Padre Cícero Alvoradas, retretas e apresentações públicas pela banda de música local são realizadas com frequência, além do Festival de violeiros, em homenagem ao poeta recentemente falecido Rogaciano Leite, que se tem constituido ponto de grande atração entre as diversas programações que se realizam. A Quadra João Cornello é tomada, tôdas as noites, por numeroso público e a cidade começará a esvaziar-se a partir, depois das romarias ao túmulo do Padre Cícero, do Dia de Finados.

O programa de hoje, em Juàzeiro, começa às 5 horas da manhã, com uma alvorada festiva, ao som de banda de música. Às 8h30m, haverá desfile civico militar, como o de 7 de Setembro, pelas principais ruas da cidade. Ao meio-dia, haverá uma visita prévia das autoridades ao monumento do Padre Cícero, que será inaugurado às 19h30m, diretamente do patamar da matriz de Nossa Senhora das Dores, onde será acionada a chave que ligará aos 24 possantes refletores da estátua.

INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO(Foto: O POVO É HISTÓRIA)
Foto: O POVO É HISTÓRIA INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO


01 de novembro de 1969

Padre Cícero faz de Juàzeiro a Jerusalém cearense

O Juàzeiro que hoje ganha a segunda maior estátua do Brasil, em altura, é, na verdade: dois: o Juàzeiro das crendices religiosas, das romarias, das promessas e do sobrenatural, diagnosticado num estudo sociológico da SUDEC, e o Juàzeiro econômico, da indústria e do comércio, contraposto ao primeiro.

A cidade mistica circula há 80 anos em volta da legenda de um padre Cícero taumaturgo e chegou a escrever História e fazer a sedição descrito por Rodolfo Teófilo. A cidade polo de desenvolvimento tem dezenas de fábricas, um empório comercial respeitável, 224 educandários e 16 mil estudantes, ruas iluminadas a vapor de mercúrio e aguarda a instalação de uma Faculdade de Ciências Contábeis e a inauguração do “Romeirão”, o maior estádio futebolístico do Norte-Nordeste Rural, com 36 mil lugares.

80 anos de misticismo

Quando o Padre Cícero chegou ao hoje o mais populoso municipio cearense, com 28 anos de idade, em 11 abril de 1872, encontrou um povoado de doze casas de tijolo e telha e vinte de taipa e palha. A respeito escreveu Irineu Pinheiro, em “O Juàzeiro do Padre Cícero”. “Dominava-o, ao padre, nessa época, fundo misticismo. Passava os dias e as noites entregue aos seus misteres de cura das almas, a celebrar, a pregar, a rezar com os fiéis intermináveis orações, a confessar os inúmeros penitentes, que o procuravam de todos os recantos do Cariri , e os enfêrmos, nas residências dêstes até altas horas da noite. Alheio às vaidades humanas, vestia sempre uma batina velha, desbotada pelo tempo. Era preciso, às vêzes, a mudassem os amigos, oferecendo-lhe uma nova que substituisse a já quase imprestável. Alimentava-se em horas irregulares. Foi sempre notável a influência do padre Cícero em tôda a região caririense e cidades que lhes são próximas, desde um pouco depois de sua ida para a capelinha de Juàzeiro. Ipressionava tôda a gente a vida austera de penitência, de castidade, de abnegada renúncia de prazeres do jovem apóstolo da modesta localidade”. Narra o autor a origem do misticismo religioso que tornou legendário o “patriarca de Juàzeir”. ”Em 1889, aos 6 de março, ocorreu um fato admirável ao receber, a beata Maria de Araújo, na igreja, das mãos do padre Cícero, a particula sagrada, transformou-se-lhe esta em sangue vivo e rubro. Repetiu-se o fenômeno por outras vêzes e durante anos. Comoveram êsses sucessos extraordinários os sertões em raio de centenas de léguas. E começou o êxodo para Juàzeiro, a estranha migração de homens, mulheres e crianças de uma vasta extensão do país, tal que depois de largos anos transmudou o obscuro lugarejo em um grande centro populoso. Todos queriam ver o precioso sangue e também a beata, em cuja modestissima pessoa se realizava o portentoso milagre. Foi um nome famoso nos sertões brasileiro o nome de Maria de Araújo. Mas, à medida que se lhe ia aos poucos esbatendo a figura, até apagar-se de todo nos ultimos anos de sua vida ressaltava, cada dia com maior relêvo, a do padre Cícero, que, na sua época, foi o homem de mais profunda influência individual do Brasil. Padres e médicos afirmaram a sobrenaturalidade do acontecimento maravilhoso o sangue, diziam era de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, pela voz de seus bispos, a Igreja acabou por condenar os milagres. O que nunca pôde conseguir foi arrancar das almas de milhares e milhares de homens a fé na santidade do padre Cícero”.

INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO(Foto: O POVO É HISTÓRIA)
Foto: O POVO É HISTÓRIA INAUGURAÇÃO DA ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO

O “Padim” com e sem terço

Um metro e 60 de altura, calçado 36, o padre Cícero tão venerado era que via ser disputadas as bordoadas que distribuia quando ficava zangado. Todos acreditaram no milagre da beata em cuja boca a hóstia virou sangue, menos o próprio cura, que admitiu mais intimamente que Maria de Araújo apenas vomitara sangue. Dai a se dar ao fato a versão de que a beata suava sangue, por olhos e graça do padre, foi um salto. Outros prodigios foram-lhe atribuidos, sendo muito famoso o que êle pendurava seu chapéu numa parede lisa, sem prego.

Devido à celeuma dos milagres, mormente o da hóstia virada sangue, o padre retirado de Juàzeiro, em 1897, por decreto da Sagrada Congregação do Santo Oficio, passando a morar em Salgueiro, Pernambuco, e no ano seguinte viajando para Roma, onde foi recebido pelo Papa Leão XIII. Em 4 de abril 1911 já era nomeado o prefeito de Juàzeiro e aos 11 de abril 1912 terceiro vice-presidente do Estado, na gestão do então presidente Constitucional do Ceará, tenente-coronel Marcos Franco Rabelo - a que ajudou a derrubar. Essa militância politica do caridoso e respeitado sacerdote angario-lhe duras criticas, não obstante seus copiosos defensores, como por exemplo a escritora Amália Xavier de Oliveira em “O Padre Cícero que Eu Conheci”. Proclama ela: “Não é preciso pequeno o número daqueles que, decepcionados em suas pretensões politicas, colocaram o fundador de Juàzeiro do número dos chefes politicos que venceram nas urnas pelas ameaças, chegando a chamá-lo “chefe de bandidos”. São várias as versões em tôrno da personalidade do velho levita e tudo isso resultado de análise de histariadores inescrupulosos”.

Mais exaltados que a escritora juàzeirense estiveram os jagunços da sedição de 1913, que desbarataram as fôrças policiais de Franco Rabelo, na suposição que teriam ido prender o padre Cícero, e que empreenderam a marcha sôbre Fortaleza, aceitando o conselho do cura de não regressarem sem ver o mar; exaltado estêve Lampião, que nunca desobedeceu uma ordem do seu “padim”; exaltados estiveram sempre os milhares de romeiros que diàriamente põem flores e oram em cartase ao túmulo do padre e que agora farão o mesmo ao pé da monumental estátua. Tenha sido santo fanático, politico de batina ou as três coisas juntas, padre Cícero Romão Batista é o semi-deus do Juàzeiro, adorado em correntinhas, medalhas e imagens de metal que os motoristas pregam nos táxis da cidade. Para os juàzeirenses êle foi, é e será sempre o padre Cícero dos milagres. Nenhum aceita a menor censura ao sacerdote de côr branca e olhinhos azuis e nem lhes interessa que êle haja nascido no Crato. E agora que Juàzeiro tem sua gigantesca estátua que será cada vez mais a Jerusalém cearense.

Foto do O POVO é História

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?