Logo O POVO+
Desenvolvendo paladar: a busca infinita
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

Desenvolvendo paladar: a busca infinita

O paladar é treinado, como o entendimento dos diferentes estilos de vinhos que existem, dos vinhos quase salgados de Jerez aos extremamente doces do Porto. Dos leves toscanos de Chianti aos encorpados e volumosos californianos
Tipo Opinião
Cada categoria de vinho oferece uma experiência sensorial única (Imagem: Africa Studio | Shutterstock) (Foto: EdiCase)
Foto: EdiCase Cada categoria de vinho oferece uma experiência sensorial única (Imagem: Africa Studio | Shutterstock)

Uma simples taça aberta conta a história de um país, região, clima, ano, produtor e, o mais importante, proporciona tudo isso em forma de sensação, percepção e sentimento. Sempre comento com meus alunos do curso de gastronomia que o vinho é mais teórico que prático. Entender sobre conceitos de qualidade do vinho ajuda a gostar mais. Você pode gostar sem saber o motivo (como a música, se gosta sem saber tocar nenhum instrumento), mas se entende de vinho, certamente gosta muito mais, aguça muito mais os seus sentidos e valoriza muito mais o seu dinheiro nas compras.

O paladar é desenvolvido individualmente, através das nossas vivências e oportunidades de provas; quem muitas vezes lembra da primeira vez que comeu sushi, certamente não foi a sensação mais prazerosa como nas vezes seguintes. O paladar é treinado, como o entendimento dos diferentes estilos de vinhos que existem, dos vinhos quase salgados de Jerez aos extremamente doces do Porto. Dos leves toscanos de Chianti aos encorpados e volumosos californianos. Sempre haverá um vinho que agrada a qualquer paladar, basta buscá-lo e aproveitar todos esses momentos.

E o treino de paladar acontece por comparação, quando se prova mais de uma amostra por vez, essa oportunidade de provar comparando vinhos é muito rica, então não deixe de participar de eventos de vinhos, de juntar amigos e abrir aquelas garrafas especiais que você conseguiu garimpar em viagens e assim formar opinião e treinar o seu paladar. Segue abaixo duas oportunidades de desenvolver mais ainda o seu paladar.

Pro Wine São Paulo - A feira dos profissionais

A Maior feira de profissionais da América latina contará com a presença de mais de 500 expositores de vinhos e destilados do mundo todo, nos dias 1 a 3 de outubro na Expo Center Norte em São Paulo. Mais de 10 mil profissionais são esperados na edição de 2024, uma oportunidade única para provar vinhos, encontrar amigos e fazer grandes negócios. As inscrições são gratuitas e exclusivas para profissionais de vinhos e destilados, basta acessar o site do evento e realizar o seu credenciamento em prowinesaopaulo.com ou ProWine Sao Paulo (@prowinesaopaulo).

Os Lendários da Miolo safra 2022

A vinícola Miolo e a Associação Brasileira de Sommeliers apresentará no dia 1º de Agosto, no Senac Aldeota, a safra de 2022 os seus sete vinhos ícones, com a apresentação do sommelier da Miolo no nordeste, Helton Silva e Renato Brasil iremos provar e discutir sobre a qualidade da safra e como se apresentam os vinhos dessa grande vinícola brasileira. Os lendários são os principais vinhos da Miolo que só são produzidos em anos excepcionais, e assim o ano de 2022 se comportou de forma que agora temos a oportunidade única de provar todos juntos e confirmar essa qualidade na taça.

  • Associados ABS-CE: R$ 150 e R$ 210 (não associados)
  • Mais informações: 85 99927.2956 
Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?