Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.
Estamos chegando na melhor época do ano, a de compartilhar bons momentos, relembrar os vinhos que provamos e presentear os queridos, com vinho é claro! Quem gosta de receber também gosta de ofertar uma boa lembrança e fugir do óbvio é uma excelente estratégia para agradar aquela pessoa especial.
Em um movimento constante de crescimento, os vinhos brancos, rosés e espumantes nos últimos dez anos no Brasil vêm ganhando espaço no coração dos enófilos e digo que, a cada ano que passa, o brasileiro tem conhecido mais os vinhos brancos e, principalmente, adequando o consumo ao nosso clima.
Aliado a isso, regiões brasileiras como o Vale dos Vinhedos, Campos de Cima da Serra e principalmente o Planalto Catarinense têm se destacado pela produção de excelentes vinhos brancos. Sem falar dos grandes vinhos brancos do mundo, países como França, Itália e Portugal produzem grandes vinhos brancos.
De acordo com a Ideal Consulting, os vinhos tintos perderam até 10% de espaço nos últimos dez anos no Brasil. E como dados apresentados por Diego Bertolini, sócio da Manus Vinhos, produtor de vinhos na Serra do Sudeste (RS), a venda de vinhos brancos, rosés e espumantes, desde uvas pouco encontradas no Brasil como Assyrtiko e Alvarinho, até a tradicionalíssima Chardonnay, reflete aproximadamente 38% da produção da Manus naquela região.
E como são grandes as possibilidades entre os vinhos brancos, vou apresentar algumas excelentes opções para presentear nesse fim de ano.
Brasil
Serra do Sudeste - Manus Manus Liberum Assyrtiko - 2023
A Assyrtiko é uma uva de origem grega que faz vinhos com alto nível de acidez mesmo em verões quentes e com ótima resistência contra diversas doenças. Na Serra do Sudeste ele apresenta notas de frutas cítricas, pimenta verde e melão branco. No gustativo, um vinho fresco com bom volume em boca e sapidez mineral evidentes e destacadas pelo contato da rocha com o vinho na sua maturação. Excelente para harmonizar com peixes e frutos do mar em geral.
Manus Liberum Assyrtiko 2023 | Manus Vinhas e Vinhos
Portugal
Quinta dos Roques Encruzado 2022
Um vinho para quem gosta de complexidade, um exemplar de uma região fora da curva, nos brancos, com uma casta que entrega uma cor palha, com reflexos esverdeados. No nariz os aromas citrinos são bem evidentes e ainda notas de frutos tropicais e carvalho, quem conseguir esperar um pouco vai perceber uma linda evolução aromática. Paladar cremoso, rico, equilibrado pelo frescor cítrico. Final complexo e persistente. Grande vinho!
Itália
Alta Mora - Etna Bianco - 2022
Para os excêntricos, os geeks do vinho, que gostam de fugir o óbvio, um vinho da casta Carricante, da Sicília. De um terroir vulcânico, o Alta Mora é elegante e mineral, com boa complexidade aromática, de notas cítricas a pedra de isqueiro, e até um aroma de maresia ele apresenta um grande potencial de evolução. Seu estágio sur lie atribui estrutura a este mineral branco que faz da
sua prova uma
experiência única.
França
Denis Dubourdieu Clos Floridene - Graves Blanc
Para um clássico, um vinho da região de Bordeaux, sub-região do Graves, onde se fazem
ótimos brancos em Bordeaux. Dos poucos brancos que ganham com uma evolução em garrafa.
Esse é um blend de Sauvignon Blanc com Semillon, no nariz notas de frutos cítricos e tropicais, com uma camada de cera de abelha, nozes e mel. Na boca é seco, com uma excelente acidez e volume, um vinho branco para harmonizar com pratos volumosos como uma caldeirada do mar, com lulas, lagostas e peixes de
boa textura.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.