Rubens Rodrigues é jornalista, editor de Cidades do O POVO. Nesta coluna, trata de assuntos ligados a raça, diversidade e direitos humanos
Rubens Rodrigues é jornalista, editor de Cidades do O POVO. Nesta coluna, trata de assuntos ligados a raça, diversidade e direitos humanos
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o Painel Cor ou Raça para consolidar informações que ajudem a compreender as implicações das características de Cor ou Raça no Brasil.
O painel apresenta estatísticas referentes a Distribuição da População, Desigualdade Social, Educação, Trabalho, Despesas e Rendimentos, Pobreza, Condições de Moradia, Microempreendedor Individual, além de Estudos sobre Cor ou Raça.
Estão disponíveis mais de 30 variáveis, organizadas em nove seções temáticas. Plataforma foi lançada nessa quinta-feira, 14.
ESPECIAL | (In)Consciência negra
Titular da Diretoria de Pesquisas (DPE), Elizabeth Hypólito afirma que ter informações de Cor e Raça reunidas em um só lugar, torna mais acessível para a população que estuda o tema, que quer comparar dados de várias pesquisas e os produtos que o IBGE tem na temática.
"É algo que facilita muito no uso da informação, pois não basta só produzir, é importante que o usuário consiga acessar aquelas informações", destaca.
"Nós sempre falamos da missão do IBGE, que é 'retratar o País com informações necessárias ao conhecimento da realidade e exercício da cidadania', mas como as pessoas vão exercer a cidadania se elas não sabem acessar aquelas informações?", pontuou a diretora.
Marcia Quintslr, responsável por organizar o painel, explicou: "No próprio Painel vão existir links onde a pessoa interessada poderá aprofundar aquela abordagem. O Painel em si é uma vitrine, em que esses resultados em destaques estão sob a forma de gráficos, tabelas ou mapas".
"Para tornar a consulta mais fácil para o usuário, está sempre indicada a fonte de cada informação, para que ele possa buscar a documentação daquela fonte e entender como o dado foi obtido".
"Isso é importante porque essas categorias de cor ou raça (preta, branca, parda, indígena e amarela) são sempre as mesmas identificadas em todas as pesquisas, mas existem especificidades na coleta e na publicação dessas categorias, que estão explícitas na documentação referente a cada fonte", pontuou Marcia Quintslr à Agência IBGE.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.