Logo O POVO+
Selo equidade de gênero: inscrições para comitê avaliativo do Ceará seguem até dia 25
Foto de Sara Oliveira
clique para exibir bio do colunista

Sara Oliveira é repórter especial de Cidades do jornal O Povo há 10 anos, com mais de 15 anos de experiência na editoria de Cotidiano/Cidades nos cargos de repórter e editora. Pós-graduada em assessoria de comunicação, estudante de Pedagogia e interessadíssima em temas relacionados a políticas públicas. Uma mulher de 40 anos que teve a experiência de viver em Londres por dois anos, se tornou mãe do Léo (8) e do Cadu (5), e segue apaixonada por praia e pelas descobertas da vida materna e feminina em meio à tanta desigualdade.

Sara Oliveira comportamento

Selo equidade de gênero: inscrições para comitê avaliativo do Ceará seguem até dia 25

Nove pessoas de entidades que tenham atuação com público de mulheres no Ceará avaliarão as empresas que receberão o Selo da Secretaria das Mulheres, do Governo do Ceará
Tipo Opinião
Inscrições para comitê avaliativo do Selo de Equidade de Gênero e Inclusão (Foto: Divulgação Governo do Ceará)
Foto: Divulgação Governo do Ceará Inscrições para comitê avaliativo do Selo de Equidade de Gênero e Inclusão

O Governo do Ceará vai certificar, anualmente, organizações públicas e privadas que tenham projetos contínuos de promoção da equidade de gênero. Para avaliar essas práticas será formado um comitê composto por representantes da sociedade civil, que atuará no biênio 2024-2025. As inscrições para fazer parte deste grupo, que terá seleção feita pela Secretaria das Mulheres, segue até o dia 25 de setembro. Serão nove pessoas selecionadas. 

O Selo a ser recebido pelas empresas terá três categorias: ouro, prata e bronze. Objetivo é incentivar o acesso, a ascensão e remuneração de trabalhadoras e trabalhadores sem discriminação de raça e gênero. O regulamento foi estabelecido por decreto e contempla: 

  • Seleção e Recrutamento: práticas inclusivas que promovam a igualdade de oportunidades.
  • Formação, Capacitação e Treinamento: programas que garantam o desenvolvimento profissional de todos os colaboradores.
  • Remuneração e Ascensão Funcional: políticas de igualdade salarial e oportunidades de crescimento profissional.
  • Planos de Carreira: estrutura de carreira que favoreça a equidade de gênero.
  • Manutenção da Vaga após Licença Maternidade: ações que conciliem as demandas do trabalho com as necessidades de cuidados dos filhos, especialmente relacionadas ao aleitamento materno.

Processo seletivo para Comitê Avaliativo 

O processo seletivo público escolherá nove representantes titulares e seus suplentes de diferentes entidades, coletivos e/ou movimentos de mulheres, de atuação estadual. Poderão participar entidades que cumpram os seguintes requisitos:

  • Entidade, coletivos e movimentos sociais que tenham atuação mínima de 2 anos com público de mulheres no Ceará;
  • Instituições que sejam lideradas por mulheres e que tenham equidade de gênero nos cargos de gestão;
  • Instituições que tenham programas e/ou projetos já finalizados que trabalhem defesa e/ou promoção dos direitos das mulheres no Ceará

É possível conferir a documentação necessária aqui. E o cronograma previsto pode ser consultado aqui, com previsão de resultado preliminar no dia 13 de setembro e final em 27 de setembro. 

 

 

 

Foto do Sara Oliveira

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?