Carioca de nascimento, mas há décadas radicado no Ceará, Sérgio Rêdes — ou Serginho Amizade, como era conhecido nos campos —, foi jogador de futebol na década de 1970, tendo sido meia de clubes como Ceará, Fortaleza e Botafogo-RJ. Também foi técnico, é educador físico, professor e escritor. É ainda comentarista esportivo da TVC, colunista do O POVO há mais de 20 anos e é ouvidor da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado
Com três clubes cearenses estão de olho na taça, Copa do Nordeste tem nova fórmula — que nem sempre é das mais justas
Conhecida como “Orelhuda”, taça a Copa do Nordeste é disputada na competição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Para 2025, a entidade criou o sistema de disputa com rodízio simples e eliminatórias. Na fase de rodízio simples 16 equipes divididas em duas chaves, A e B, cada uma com oito equipes.
Em cada chave, oito equipes se enfrentam em 28 jogos e os quatro melhores se classificam. É importante ressaltar que o termo rodízio simples significa um único turno, ou seja, um determinado clube enfrenta seu adversário num único jogo. Não haverá revanche.
Com os jogos sendo realizados nos estados das equipes que fizeram a melhor campanha, as quartas de final terão início com as oito equipes classificadas. O primeiro de A x o quarto colocado de B; o segundo de A x o terceiro de B; O terceiro de A x o segundo de B; o quarto de A x o primeiro de B.
Os vencedores dos quatro jogos se enfrentam na semifinal. Os dois vencedores fazem a final. Diferentemente do mando de campo nos jogos eliminatórios (quartas de final e semifinal), a final terá dois jogos. Um jogo na casa de um e o outro jogo na casa do adversário.
Levando em consideração o número de Copas conquistadas, Bahia (4), Vitória (4), Sport (3), Ceará (3) e Fortaleza (3) são os clubes tidos como favoritos. Nada mais justo, até porque as cinco equipes acima ladeadas do número de títulos entre aspas estão na Série A do futebol brasileiro, que pela primeira vez terá cinco nordestinos na elite desde que a fórmula de pontos corridos foi instituída.
É importante ressaltar que o sistema de disputa mais justo é o rodízio duplo, no qual todos os concorrentes se enfrentam em turno e returno com um jogo na sua casa e outro na do adversário. Esse sistema é utilizado nos campeonatos nacionais das Séries A e B.
O processo eliminatório nem sempre é justo. Nas Copas do Mundo vemos até com certa freqüência uma equipe de menor quilate desclassificar equipes de melhor qualidade. É quando dizem que o futebol não é lógico. Tem lógica sim! As variáveis é que são muitas.
Três clubes cearenses estão de olho nessa taça, a “Orelhuda”. Ceará e Ferroviário estrearam com derrotas para o Náutico e Sport. Fortaleza é o clube com maiores chances. Como se diz no Novo Vocabulário do Futebol, o Tricolor do Pici está em outro patamar.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.