É secretária dos Direitos Humanos do Ceará. Soma quase 60 anos de atuação no serviço público, dos quais 48 anos foram dedicados ao Ministério Público do Ceará (MPCE), onde foi procuradora-geral da Justiça por cinco mandatos, além de ter tido outras passagens importantes pelo Poder Executivo estadual
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio), tem trabalhado para fortalecer ações relacionadas à justiça restaurativa e a mediação de conflitos, proporcionando à sociedade alternativas para enfrentar os conflitos
Enfrentar os desafios do mundo de hoje, com o objetivo de construir uma sociedade mais humana e voltada a uma cultura de paz, não é uma missão fácil. Enfrentamos os mais diversos tipos de violência com atuação intensa e interinstitucional, que envolve desde a educação dos nossos jovens, passa pela geração de emprego e renda, pela garantia de saúde e assistência, além das forças de segurança.
O que está em foco é a importância de fortalecermos uns aos outros e tratar a comunidade ao nosso redor, os colegas do ambiente de trabalho, nossos pares de um modo geral, com humanização. Nesse contexto, a justiça restaurativa, a mediação de conflitos e a cultura de paz são essenciais para garantir a atenção às vítimas de violência, a responsabilização dos autores e, sempre que possível, a reparação dos danos causados. Esses movimentos contribuem ainda com o rompimento social com uma cultura de violência.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio), tem trabalhado para fortalecer ações relacionadas à justiça restaurativa e a mediação de conflitos, proporcionando à sociedade alternativas para enfrentar os conflitos.
Na última segunda-feira, 7/4, iniciamos o curso de "Mediação de Conflitos" em Maranguape, com servidores públicos, profissionais do sistema de justiça e outros profissionais interessados. O momento foi a abertura de uma série de cursos de mediação e de justiça restaurativa que acontecerão também em outros nove municípios até 2026: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Itapipoca, Iguatu, Maracanaú e Quixadá.
Interiorizando o acesso a essas políticas, damos à população o conhecimento sobre formas de construir soluções pacíficas a diversos tipos de conflitos. Com certificação da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará e profissionais capacitados nos temas, as formações são verdadeiros momentos de aprendizado. Essas ações são essenciais para transformar a sociedade, proporcionando abordagens mais humanas, centradas nas pessoas e nas relações. n
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.