Por Hamilton Nogueira. Pedagogo, jornalista, ex-analista de sistemas e mestre em Ciência Política com trabalho em Desinformação. Escreve sobre Tecnologia na perspectiva do comportamento, desenvolvimento e esperança de dias melhores
Por Hamilton Nogueira. Pedagogo, jornalista, ex-analista de sistemas e mestre em Ciência Política com trabalho em Desinformação. Escreve sobre Tecnologia na perspectiva do comportamento, desenvolvimento e esperança de dias melhores
.
O Grupo Aço Cearense, em parceria com o Senai Ceará, abriu inscrições para a 2ª Chamada Open Innovation do Programa Inovar. Busca startups de base tecnológica com trabalhos voltados para a indústria do aço. Atenção para dois desafios contidos no chamamento: Gestão de competências e capacitação na indústria 4.0 e Manutenção 4.0: prevendo o futuro, otimizando o presente.
O edital contempla apoio financeiro não reembolsável de até R$1 milhão, "em forma de cooperação, para projetos com foco em otimização de processos, redução de custos e práticas sustentáveis, fomentando o crescimento econômico e a competitividade da indústria local", diz o grupo. A qualificação vai até o dia 9 de janeiro e segue a clássica e eficaz metodologia de chamar a sociedade para ofertar a solução de um problema oferecendo expertise de crescimento e possibilidade (inclusive remuneratória) de gerar o desenvolvimento da ideia.
O Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá realiza ainda neste sábado a 10ª edição do InfoGirl com o objetivo de estimular a adesão de mais mulheres ao setor de tecnologia. O formato é presencial, e faz hoje o benfazejo exercício, e que é também papel da universidade, de abrir as portas para a sociedade. Participarão cerca de 150 estudantes de três escolas da região: EEEP José Vidal Alves de Canindé, EEEP Francisco Paiva Tavares e EEEP Dr. José Alves Da Silveira de Quixeramobim.
O Virtus é um Centro de Competência ligado a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) que trabalha Hardware Inteligente para a Indústria. Pois bem, em parceira com o Ninna Hub, promove um ciclo de conversas. É gratuito e voltado à inovação tecnológica. O primeiro já passou. Foi essa semana, com o tema "Conect.AI Startup: Negócios e Tecnologia em Hardware e Software Inteligente para a Indústria". Há uma programação nacional que planeja a realização de 100 encontros ao redor do Brasil, com foco produtividade e competitividade das empresas.
Um levantamento da consultoria brasileira de cibersegurança, Redbelt Security, mostrou que, em média, há pelo menos 17 tentativas de crimes cibernéticos por hora entre golpes virtuais e tentativas de fraude envolvendo cartões de crédito ou Pix no estado do Ceará. A maioria das tentativas de fraude acontece através do roubo de dados e senhas.
Os crimes mais criativos envolvem engenharia social: ou seja o criminoso usa mensagens de e-mail ou de WhatsApp com conteúdos aderentes às sua preferências, de tal forma que pareçam legítimas para induzir a vítima a clicar em links maliciosos. No todo, o cenário brasileiro é preocupante. Há um aumento expressivo no número de incidentes que afetam empresas de todos os setores.
A Check Point Research também mostra dados. Segundo ela, os ataques cibernéticos no país cresceram 95% no terceiro trimestre em comparação com o ano anterior, saltando de 743 para 2.766 incidentes semanais.
A pujança do mercado brasileiro, a digitalização acelerada, uma maior sofisticação das ameaças, uma certa inocência média do povo ao golpe clássico fundamentado nos seus gostos que estão na maior parte explícitos nas redes sociais, e a popularização de serviços de fácil manuseio com o PIX e WhatsApp aprofundam o problema. Importante dizer que diversos "labs" têm seus números. Muitas vezes diferentes. Mas são iguais na leitura de que o cibercrime avança.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.