Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Interditado desde 2021 pela Defesa Civil, o conhecido "Casarão da Santa Casa", na Jacarecanga, segue correndo risco de desabar. A questão é reforçada à coluna por moradores da região, que denunciam abandono do imóvel e ausência de iniciativas de restauração desde a interdição.
Localizado na Praça Gustavo Barroso – conhecida popularmente como Praça do Liceu, por conta da proximidade com o Colégio Liceu do Ceará –, o casarão se destaca não só por ser um símbolo da região, mas também pela beleza e imponência de sua arquitetura. Durante mais de 50 anos, funcionou ali o tradicional Bar do Fabiano.
O POVO chegou a denunciar a situação do imóvel em agosto do ano passado, destacando análise em andamento da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) sobre o caso.
O impasse ocorre pois o casarão não é tombado, mas se encontra na poligonal de entorno do Colégio Liceu do Ceará situado no perímetro da Declaração de Relevante Interesse Cultural do Conjunto Urbano do bairro Jacarecanga. A coluna procurou a Secultfor sobre o caso, mas ainda não obteve resposta.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.