Logo O POVO+
Sarto: Governo do PT deixou facções "tomarem conta" de Fortaleza
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Sarto: Governo do PT deixou facções "tomarem conta" de Fortaleza

Prefeito rebateu fala do secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, de que índice de homicídios no Estado estaria "razoável"
Prefeito José Sarto (PDT) durante o anúncio da Operação Asfalto, evento realizado na Lagoa da Parangaba, em Fortaleza (Foto: Thays Maria Salles/O POVO)
Foto: Thays Maria Salles/O POVO Prefeito José Sarto (PDT) durante o anúncio da Operação Asfalto, evento realizado na Lagoa da Parangaba, em Fortaleza

O prefeito José Sarto (PDT) voltou a subir o tom nesta quinta-feira, 23, contra o governo Elmano de Freitas (PT). Desta vez, o prefeito questionou declaração ao O POVO do secretário da Segurança Pública do Estado, Samuel Elânio, que classificou como “razoável” o atual índice de homicídios do Ceará.

“Razoáveis para quem?”, questionou Sarto nas redes sociais, chamando a fala de “infeliz”. Na mesma mensagem, o prefeito chega a afirmar que o governo petista “deixou” as facções criminosas “tomarem conta” de Fortaleza e do Ceará.

Na entrevista ao O POVO, Elânio reconheceu o aumento de homicídios no Estado este ano. Ele destacou, no entanto, que número ainda seria "razoável" na análise de um período maior. "Mas sabemos que devemos melhorar e vamos melhorar", pontua ainda.

A palavra escolhida por Sarto, “leviano”, acaba sendo também resposta direta ao próprio governador Elmano de Freitas, que usou o termo para classificar o próprio prefeito durante polêmica do assassinato registrado no início do mês no Instituto José Frota (IJF). Na ocasião, Sarto associou o crime a facções criminosas, quando o caso se tratou de crime motivado por ciúmes do autor do crime.

Líder do governo rebate ataques

Líder do governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa, o deputado Romeu Aldigueri (PDT) rebateu as críticas de Sarto. Em mensagem publicada logo após a postagem do pedetista, Aldigueri acusa Sarto de “fazer futricas” para tentar “tirar o foco da sua incompetência”. 

“Um prefeito fraco, omisso, que não cuida de Fortaleza e usa seu tempo só pra fazer futricas na internet para tentar tirar o foco da sua incompetência. Vai trabalhar, Sarto!", rebateu Aldigueri, incluindo também uma imagem que destaca valor de R$ 161 milhões arrecadado pela Taxa do Lixo de Fortaleza desde abril de 2023.

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?