
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Pré-candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão criticou a gestão do prefeito José Sarto (PDT) em relação à coleta de lixo. Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, o petista afirmou que “a cidade está tomada de lixo”.
Evandro afirma que são mais de 1.200 pontos de lixo espalhados pela cidade. “Isso é escandaloso. Principalmente neste ano, onde o prefeito obrigou o cidadão de Fortaleza a pagar a absurda taxa do lixo”.
De acordo com o petista, a Prefeitura de Fortaleza já arrecadou mais de R$161 milhões com a taxa desde o ano passado. “A Prefeitura esconde esse dado, essa taxa tem que acabar”.
Sancionada pelo prefeito em dezembro de 2022, a taxa do lixo é uma das medidas mais impopulares da gestão Sarto e tem sido o alvo maior das críticas de outros postulantes ao Paço Municipal, principalmente de Evandro.
Em maio o petista se comprometeu a acabar com a taxa caso eleito. “Vai ser uma das primeiras ações”. Ele ainda questionou os impactos da cobrança “Alguém viu alguma melhora? A cidade está cheia de pontos de lixo”.
O prefeito, quando questionado sobre o assunto, costuma destacar que a cobrança seria uma imposição legal, prevista no Marco Legal do Saneamento.
A coluna solicitou os dados sobre o número de pontos de lixo em Fortaleza à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). A matéria será atualizada após acesso aos dados.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.