Logo O POVO+
MP pede condenação de Eunício por propaganda antecipada; deputado discorda
Comentar
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

MP pede condenação de Eunício por propaganda antecipada; deputado discorda

Eunício rechaça pedido de voto e afirma que "falar bem de uma pessoa e não pedir voto está dentro dos limites da pré-campanha"
Comentar
EUNÍCIO Oliveira é presidente do MDB no Ceará (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS EUNÍCIO Oliveira é presidente do MDB no Ceará

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou na Justiça com um pedido de condenação do deputado Eunício Oliveira (MDB) por propaganda eleitoral antecipada. De acordo com o MP, o ex-senador teria pedido votos de forma expressa para Luhanna Bezerra, pré-candidata à Prefeitura de Orós, em vídeo publicado em suas redes sociais e nas da pré-candidata.

O deputado cearense rechaçou a tese de propaganda antecipada, “Falar bem de uma pessoa e não pedir voto está dentro dos limites da pré-campanha”. Eunício defende ainda a tese de que as campanhas comecem logo após as convenções partidárias, “deveríamos acabar com essa tal pré-campanha”.

O deputado afirmou que deve recorrer da decisão do MPE, por entender que não extrapolou nenhum limite. Mas que pode retirar o vídeo, "isso não é problema". 

Além de Eunício, a própria Luhanna Bezerra, pré-candidata apoiada pelo deputado à Prefeitura de Orós, e Francieudo Nunes, também pré-candidato no mesmo município, foram denunciados.

Nas representações, o MPE solicitou que os representados apaguem as publicações com teor eleitoral das redes sociais e que sejam condenados a pagar multa, que pode variar de R$5 mil a R$25 mil.

No vídeo publicado por Eunício e Luhanna, o MPE indica que o deputado utilizou “palavras mágicas”. “Nós queremos aqui, encarecidamente, pedir ao povo da nossa querida Orós, não percam essa oportunidade porque é extremamente importante termos governo federal, governo estadual e governo municipal”, diz o parlamentar na ocasião.

A pré-candidata teria feito ainda publicações na qual busca associar sua imagem a de figuras públicas do estado e do país, como o ministro Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente Lula (PT).

Outras “palavras mágicas” também são apontadas em publicações de Luhanna e Francineudo, como “Bora junto com Francieudo” e “É nós, Orós, e Luhanna de Orós”, além de jingles.

por Yuri Gomes - Especial para O POVO

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?