Logo O POVO+
2024: Sarto parte com time todo no ataque
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

2024: Sarto parte com time todo no ataque

Prefeito não segue a máxima de iniciar "na defesa" e sobe o tom contra adversários Capitão Wagner (União), André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT)
FORTALEZA, CEARÁ, 28-07-2024: Comitê de pré-candidatura de José Sarto. (Foto: Fernanda Barros / O Povo) (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS FORTALEZA, CEARÁ, 28-07-2024: Comitê de pré-candidatura de José Sarto. (Foto: Fernanda Barros / O Povo)

N a estratégia política tradicional, o mais comum é que o "time" que já está no cargo atue, pelo menos nos primeiros momentos da disputa, na linha defensiva, deixando os primeiros ataques para desafiantes. A tese era quase um dogma para Cid Gomes (PSB), que frequentemente externava para aliados e imprensa a estratégia de "deixar a oposição fazer os primeiros movimentos". Cenário bem diferente do que foi visto ontem, quando o PDT confirmou reprise da chapa José Sarto (PDT) e Élcio Batista (PSDB) para a Prefeitura de Fortaleza. Durante todo o evento, não foram poucos os ataques e provocações para Capitão Wagner (União), André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), em falas partindo tanto dos pré-candidatos quanto dos aliados do prefeito.

"Covarde"

Discursos, aliás, que já antecipam muito da estratégia do PDT na disputa. Contra Evandro, Sarto resgata episódio de 2018, quando o petista (à época líder do governo na Alece) não assinou CPI para investigar facções criminosas.

"Motins"

Já Wagner é chamado por Sarto de "capitão dos motins", estratégia já utilizada (e bem sucedida) contra ele em 2020. Para André Fernandes sobra a pecha de "filhote de Bolsonaro", não que isso incomode muito Fernandes.

E a gestão?

Para adversários de Sarto, a postura agressiva ficou maior que a própria defesa da gestão, o que não passaria muitas razões para o eleitor votar novamente no prefeito. "Não tem o que mostrar", resume De Assis Diniz (PT).

Parceria

O governador Elmano de Freitas (PT) comanda hoje 2ª reunião do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi), em ato que deve assinar parceria entre o Estado e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Incógnita

Uma dúvida, no entanto, continua no ar: Quando o Estado deverá indicar o novo cientista chefe de segurança pública do Estado? Posição está vaga desde fevereiro de 2023. Será indicado por cearenses ou por FBSP?

Alô, prefeito

Cruzamento da Via Expressa com a Dom Luís (naquela altura com o nome Farias Brito) virou um ponto de descarte irregular de lixo dos mais feios. Curiosamente, com muitos rótulos de uma famosa hamburgueria da cidade.

"PL, União e Novo unidos"

Presidente do PL-CE, Carmelo Neto (foto) participou neste sábado de convenção que lançou Edilson das Casas (União) para prefeito de Pacajus. Na ocasião, destacou aliança PL/União/Novo no município, e afirmou que ela ocorrerá no 2º turno de Fortaleza.

Direita

"Essa união entre esses três partidos, União Brasil, Novo e PL, não tenho dúvida de que irá se repetir no segundo turno da eleição da nossa Capital", disse, em evento que contou com participação de Capitão Wagner.

Sem PDT

Na ocasião, o deputado estadual também rebateu críticas que recebeu após ter subido em palanques ao lado de Ciro Gomes (PDT) no Cariri. "Os fofoqueiros de plantão começaram a espalhar um monte de coisa", disse.

HORIZONTAIS

Clientes diários do Metrofor reclamam da situação da manutenção dos trens em circulação pela empresa. /// Segundo eles, qualidade do serviço decaiu muito nos últimos meses. /// Diversas imagens e vídeos mostrando condições precárias de alguns vagões foram inclusive encaminhadas à coluna.

 

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?