Logo O POVO+
Justiça derruba vídeo de Sarto "correndo" por obras da Prefeitura
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Justiça derruba vídeo de Sarto "correndo" por obras da Prefeitura

Imagens foram questionadas pelo PL de Fortaleza, que apontou uso de equipamentos públicos para a campanha à reeleição do prefeito
O pré-candidato Capitão Wagner (União) gravou vídeo correndo e mostrando problemas na cidade, já José Sarto (PDT) respondeu com publicação similar apresentando obras da sua gestão (Foto: Reprodução: Instagram/ Capitão Wagner / José Sarto)
Foto: Reprodução: Instagram/ Capitão Wagner / José Sarto O pré-candidato Capitão Wagner (União) gravou vídeo correndo e mostrando problemas na cidade, já José Sarto (PDT) respondeu com publicação similar apresentando obras da sua gestão

A juíza Elizabeth Santos Vale Rodrigues, da 113ª Zona Eleitoral de Fortaleza, deferiu nesta terça-feira, 20, pedido de liminar feito pelo PL de Fortaleza para determinar a remoção de vídeo publicado pelo prefeito José Sarto (PDT) no Instagram que viralizou nas redes.

Nas imagens, Sarto e o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) correm por uma série de obras das gestões do PDT em Fortaleza, como a reforma de praças e postos de saúde. O vídeo foi publicado em “resposta” ao adversário Capitão Wagner (União), que divulgou antes gravação correndo e mostrando problemas da cidade.

“Verifica-se pelas fotos apresentadas e respectivos links, tudo trazido com a inicial, que subsiste a utilização de bem público para exaltar a gestão do pré-candidato durante o atual mandato de Prefeito, com evidente fim de propaganda eleitoral”, diz a juíza.

A decisão diz respeito a publicação feita no Instagram, embora o mesmo video tenha sido replicado em outras redes do prefeito de aliados. Nas imagens, o prefeito passa por prédios públicos como o Posto De Saúde Cícera Carla; Escola Areninha João XXIII; Cei Pirambu, Hospital Distrital Gonzaga Mota; Novo Gonzaguinha do José Walter.

“(No video) há gravação dos espaços públicos e, ao final, ele deixa expressa sua mensagem ‘A mudança não pode parar’ qualificando-se como pré-candidato a prefeito de Fortaleza”, destaca. Neste sentido, a magistrada concorda com argumento do PL de que o vídeo inclui também áreas de acesso restrito à população em geral, como o interior de escolas municipais, o que denotaria uso de “privilégios” de Sarto como prefeito.

“No caso, o representado se beneficia com o uso de bem público de difícil acesso aos demais candidatos, ferindo a igualdade de oportunidades entre os concorrentes”, diz. O prefeito ainda pode recorrer da decisão, que ainda passará por julgamento de mérito.

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?