
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Deputados federais cearenses comentaram o ganho de favoritismo de Hugo Motta (Republicanos-PB) à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados nos últimos dias. O nome de Motta, inclusive, já teria recebido aval do presidente Lula (PT) e é um dos preferidos de Lira à cadeira de presidente da Câmara.
Líder do PDT na Casa, o deputado André Figueiredo afirmou à coluna que o partido tem um compromisso de apoiar Elmar Nascimento (União-BA), que era o favorito e apontado como “candidato do Lira” até os últimos dias. Figueiredo destaca que o compromisso está mantido e que não tem a “menor possibilidade” de mudar de posição.
“O PDT continua com o Elmar, compromisso firmado é compromisso mantido para a gente. Não tem a menor possibilidade disso mudar, a não ser que o Elmar desista, e eu não acredito que isso vá acontecer. Ele continua sendo nosso candidato”, crava o deputado.
Outro deputado do PDT procurado pela coluna foi Idilvan Alencar, que disse que foi uma surpresa a ascensão do nome de Hugo Motta e que os últimos movimentos apontam uma reviravolta. O parlamentar destaca que na sessão da próxima semana na Câmara os partidos devem se reunir e ter um termômetro melhor de como está o cenário.
“O Motta ganhou muita força nos últimos dias. Todo mundo tinha como certo o apoio do Lira ao Elmar. O PDT fechou questão em torno dele. Agora realmente é uma reviravolta total nesse quadro”, pontua Alencar.
AJ Albuquerque (PP), do mesmo partido do presidente Arthur Lira, destacou que Hugo Motta é uma unanimidade entre os “colegas” do PP e disse acreditar que possa haver uma grande união em torno do nome do deputado paraibano.
Hugo Motta é líder do Republicanos na Câmara dos Deputados e ganhou força após o vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), desistir de concorrer à presidência. Além de Motta e Elmar Nascimento, que despontam como principais postulantes à cadeira de Lira, Antônio Brito (PSD-BA) também está entre os cotados.
Por Yuri Gomes - Especial para O POVO
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.