Logo O POVO+
MP pede para PF investigar denúncia contra Evandro por "compra de votos"
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

MP pede para PF investigar denúncia contra Evandro por "compra de votos"

Órgão pediu abertura de inquérito policial para apurar ato de campanha do petista que teria tido entrega de camiseta e promessa de ajuda a uma eleitora
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 03-09-2024: Sabatina do canditado a prefeitura Evandro Leitão do PT na Radio O Povo CBN. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo) (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 03-09-2024: Sabatina do canditado a prefeitura Evandro Leitão do PT na Radio O Povo CBN. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo)

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) solicitou à Polícia Federal (PF) a abertura de um Inquérito Policial para apurar denúncia de captação ilícita de sufrágio, ou "compra de votos", contra o candidato a prefeito Evandro Leitão (PT). Representações pedindo a apuração do caso também foram apresentadas pela campanha de José Sarto (PDT).

O caso em questão aconteceu em 27 de agosto, durante ato da campanha petista na Comunidade das Quadras, no bairro Aldeota. Participavam do evento, além do próprio Evandro, o candidato a vereador Léo Couto (PSB) e a vice Gabriella Aguiar (PSD).

"Durante essa visita, os candidatos adentraram na residência de uma eleitora e, em transmissão ao vivo realizada pelo Instagram (já retirada do ar), é possível ver que os imputados entregam uma camisa de campanha a uma eleitora, a título de presente”, diz despacho do MPCE que narra denúncia apresentada pela campanha de José Sarto (PDT).

"Além da entrega do material, os candidatos prometem à eleitora a prestação de serviços de saúde a um enfermo, supostamente seu parente”, continua. Nas imagens, a mulher de fato aparece pedindo ajuda para um idoso. "Eu e a Gabriella, nós vamos arrumar umfja equipe para vir aqui, aguarde que até quinta-feira está vindo". responde Leitão.

Por fim, o MPCE avalia que caso pode ter violado trechos tanto do Código Eleitoral quanto da Lei das Eleições. "Entendo necessário a remessa dos autos à Polícia Federal, para instauração do procedimento investigatório competente, para apuração do fato delituoso", afirma o parecer.

A coluna procurou a assessoria de imprensa de Evandro Leitão sobre o caso, mas ainda não obteve resposta.

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?