
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Quarta rodada da pesquisa Datafolha para Fortaleza, divulgada ontem pelo O POVO confirma tendências já anunciadas no levantamento anterior do instituto, com crescimento das candidaturas de André Fernandes (PL), que oscilou dois pontos percentuais para cima e foi de 25% das intenções de voto para 27%, e de Evandro Leitão (PT), que avançou seis pontos e foi de 19% para 25%. Uma observação mais próxima, no entanto, revela mais dados positivos para Evandro do que para os adversários. Em 1º lugar, o petista é o único dos melhores colocados a crescer acima do limite da margem de erro, o que sugere fôlego maior, ao menos para este momento, para continuar crescendo até a eleição. No mínimo, não existe hoje sinal de que seu crescimento esteja desacelerando.
Outra "boa notícia" para o petista está em sua rejeição, ponto em que o entrevistado é perguntado em que candidatos "não votaria de jeito nenhum". Neste dado, Evandro mantém o mesmo índice de 29% do início de setembro.
A estabilidade da rejeição não é observada em adversários dele pela direita. Alvo de ataques desde que passou a liderar as pesquisas, Fernandes viu sua rejeição disparar, crescendo seis pontos e indo de 28% para 34%.
Autor dos ataques, Capitão Wagner (União) também teve mesma alta de seis pontos, passando de 32% para 38%. Apesar de estável no quesito, José Sarto (PDT) segue em patamar acima de Evandro, com 38% de rejeição.
Claro que ainda não existe hoje nenhuma "definição" para a campanha, com todos os quatro candidatos ainda com chances reais de chegar ao 2º turno. A corrida, no entanto, vai ganhando favoritos.
O Cineteatro São Luiz recebe, entre 7 e 13 de outubro, a 3ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará, o Sinistro Fest. Serão 7 dias de sessões cinematográficas, rodas de conversa e feira de economia criativa.
Neste ano, o festival terá programação paralela também nos CCBNB Fortaleza e Cariri. A programação, com 79 filmes de diversos gêneros e categorias para premiação, pode ser conferida no Instagram @sinistrofest.
Repercutiu ontem na imprensa nacional que Tábata Amaral (PSB), candidata a prefeita de São Paulo, tem tomado a "maternidade" de lei que gerou o programa Pé-De-Meia, que concede bolsas de permanência para estudantes da rede pública.
Caso já foi tratado, à época, diversas vezes pela coluna. Aprovado em dezembro do ano passado, projeto igual já havia sido apresentado pelo deputado cearense Idilvan Alencar (PDT) em 2019, vários anos antes.
Ocorre que a 1ª "rasteira" em Idilvan não foi dada por Tábata, mas sim por grupos do PT no MEC, que defenderam envio da ação ao Congresso em uma MP. Em acordo com o PSB, Arthur Lira (PP-AL) preferiu pautar lei da paulistana.
A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) realiza hoje, a partir das 9h, o seminário "A cidadania não acaba aos 70: a pessoa idosa nas eleições". Evento no auditório da ESMP e aberto ao público. Inscrições em cursos.mpce.mp.br. /// Programação inclui diversas palestras sobre eleições na faixa de idade do voto facultativo.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.