
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O atual prefeito José Sarto (PDT) e o prefeito eleito Evandro Leitão (PT) se encontrarão na manhã desta terça-feira, 12, para a primeira reunião oficial de início dos trabalhos de transição entre as gestões. O encontro, que tem o objetivo de alinhar oficialmente os primeiros passos do processo, foi confirmado pela Prefeitura de Fortaleza e irá ocorrer a partir das 9h no Paço Municipal. Na ocasião, os dois deverão acertar detalhes como, por exemplo, o local onde ocorrerão as reuniões entre as equipes nomeadas por Evandro e Sarto. Os "times" foram indicados pelos dois gestores na semana passada e terão como coordenadores a vice-prefeita eleita Gabriella Aguiar (PSD) - pela parte de Evandro - e o secretário Renato Lima (Governo) - pela parte de Sarto.
A atual gestão afirma que relatórios que irão auxiliar os trabalhos de transição - e que incluem um "raio-X" da máquina municipal - já estão em elaboração desde a confirmação do resultado do 1º turno da eleição.
A expectativa é que, na reunião desta terça-feira, as duas gestões já definam os dias e horários dos primeiros encontros entre as duas equipes. Segundo o TCE, encontro inicial pode ocorrer até 18 de novembro.
Aliados de Evandro demonstram certa "pressa" em iniciar os trabalhos da transição. Segundo nomes ouvidos pelo O POVO, diagnóstico rápido é essencial para definir o ritmo das primeiras ações da gestão.
Deputados estaduais do PDT preferiram não comentar ontem definição puxada por Camilo Santana (PT) e Elmano de Freitas (PT) em lançar Fernando Santana (PT) como candidato da base aliada para a presidência da Alece.
Procurados pela coluna sobre a decisão, diversos pedetistas - que hoje possuem a maior bancada da Casa - preferiram ainda não se manifestar. Qualquer fala deve ficar para depois de conversas entre a bancada.
Vale lembrar que o PDT possuía hoje pelo menos quatro pré-candidatos à presidência do Legislativo - Osmar Baquit, Guilherme Landim, Salmito Filho e Sérgio Aguiar. A posição, no entanto, deve ficar com o PT.
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), divulgou vídeo ontem criticando decisão do Conselho da UFC de renomear o auditório da Concha Acústica da reitoria para Bergson Gurjão, em homenagem a estudante assassinado pela ditadura militar.
Na publicação, RC chamou a mudança de "lamentável", destacando que o local trazia antes o nome de Antônio Martins Filho, fundador da UFC e primeiro reitor da instituição. Homenagem que, segundo ele, estaria sendo "apagada".
Em nota, a Reitoria da UFC afirma, no entanto, que a homenagem ao local era apenas informal, nunca tendo ocorrido de forma oficial. Destaca ainda que Martins Filho batiza outros dois equipamentos da universidade.
São batizados com o nome do fundador da UFC tanto o auditório da Faculdade de Direito, curso historicamente ligado ao reitor, quanto o auditório do prédio da Reitoria. Curiosamente, este último espaço até julho de 2018 homenageava Humberto de Alencar Castelo Branco, primeiro presidente da ditadura militar.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.