Logo O POVO+
Alece irá debater modelo de escolas cívico-militares no Ceará
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Alece irá debater modelo de escolas cívico-militares no Ceará

Modelo foi instituído durante governo Jair Bolsonaro (PL), mas deixou de ser prioridade durante gestão Camilo Santana (PT) no MEC
Assembleia Legislativo do Estado do Ceará (Alece) (Foto: Bia Medeiros/Alece)
Foto: Bia Medeiros/Alece Assembleia Legislativo do Estado do Ceará (Alece)

A Comissão de Educação Básica da Assembleia Legislativa do Ceará realiza às 14h desta quarta-feira, 27, audiência pública para debater a aplicação do modelo de escolas cívico-militares no Estado. Debate ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa e atende pedido do deputado Renato Roseno (Psol).

Criado durante a presidência de Jair Bolsonaro (PL), o modelo mantém gestão compartilhada entre educadores e militares em escolas públicas de ensino regular do ensino fundamental II ou ensino médio. No Ceará, o modelo chegou a ser adotado em municípios como Maracanaú, Juazeiro do Norte e Mombaça.

Desde a posse do terceiro mandato do presidente Lula (PT), no entanto, o modelo deixou de ser prioridade no projeto de expansão do Ministério da Educação (MEC). Tal decisão acabou gerando polêmica, com parlamentares ligados a Bolsonaro frequentemente cobrando o retorno de investimentos para o modelo cívico-militar.

Críticos do sistema, no entanto, destacam que ele é incapaz de resolver o déficit educacional, uma vez que o governo tem condição de aplicar o modelo em um número reduzido de escolas. Durante o governo Bolsonaro, por exemplo, meta era de construção de 216 unidades do tipo – número ínfimo para o tamanho da rede pública de ensino.

Foto do Vertical

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?