Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Recentemente sancionada pelo governador Elmano de Freitas (PT), lei do Ceará que permite a pulverização de agrotóxicos por drones foi vencedora do “Troféu Veneno 2024”, concedido anualmente pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida.
"2024 foi marcado por decisões e ações que representaram um grande retrocesso para o Meio Ambiente", diz a campanha, que existe desde 2011 e reúne diversas entidades da sociedade civil contra o aumento do uso de agrotóxicos em plantações brasileiras.
"Em 2024, o Ceará, único estado a proibir a pulverização aérea de agrotóxicos, aprovou o uso de drones para espalhar veneno. A decisão contou com o aval do governador Elmano de Freitas, liberando ainda mais riscos para saúde e meio ambiente", diz texto do “prêmio”.
Além da lei cearense, foram destaques também a exclusão dos agrotóxicos do Imposto Seletivo da Reforma Tributária, assim como a aprovação de mais de 500 registros para novos agrotóxicos no Brasil. "Produtos que adoecem, contaminam e ainda ganham subsídio do governo. Está certo isso?", questiona o movimento.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.