![Foto de Vertical](https://mais.opovo.com.br/_midias/jpg/2022/02/04/100x100/1_carlos_mazza-18029348.jpg)
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O prefeito Evandro Leitão (PT) revogou nesta semana decreto da gestão José Sarto (PDT) que dificultava o afastamento de servidores públicos municipais eleitos para mandatos na diretoria de entidades sindicais em Fortaleza. A revogação do texto era um dos pontos da agenda de reivindicações de categorias municipais para a campanha salarial deste ano.
No novo decreto, Evandro justifica a decisão pela "necessidade de promover a adequação normativa e a revogação de atos administrativos que tenham cumprido sua finalidade, tornando-se incompatíveis com o interesse público ou superados por novas diretrizes". Determinação foi publicada no Diário Oficial do Município desta quinta-feira.
Segundo dirigentes sindicais ouvidos pela coluna, decreto de José Sarto criava uma série de exigências adicionais para a concessão do afastamento, o que acabava, na prática, dificultando o processo. A revogação do texto foi inclusive incluída em documento apresentado ao prefeito no início das negociações da campanha salarial 2025.
Com relação aos outros pontos de reivindicação, o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) ainda aguarda resposta da gestão Evandro sobre o índice geral de reajuste para categorias. Na última terça-feira, 11, a Prefeitura se comprometeu a apresentar proposta até a próxima segunda-feira, 17.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.