
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
.
O PL deverá lançar em 2026 candidatos próprios tanto para o Governo do Ceará quanto para as duas vagas cearenses que serão abertas no Senado Federal. A tese é do deputado federal André Fernandes (PL), candidato derrotado à Prefeitura de Fortaleza no ano passado e hoje uma das principais vozes da oposição no Estado.
"Temos bons quadros para disputar os cargos majoritários, como por exemplo a vereadora mais votada da história de Fortaleza, Priscila Costa", diz o deputado, que cita ainda os vereadores Marcelo Mendes (PL) e Julierme Sena (PL), "entre tantos outros", como nomes competitivos para a disputa majoritária.
Ainda sobre 2026, Fernandes diz que o partido trabalha ainda para eleger seis deputados federais e cinco deputados estaduais.
Ainda segundo o deputado, a ideia é que o partido inicie, após o Carnaval, uma série de caravanas pelo Interior do Estado, trazendo prefeitos e ex-prefeitos de oposição ao governo Elmano de Freitas (PT) para o PL.
A ideia das caravanas é levar tanto pré-candidatos quanto lideranças eleitas do partido a diversas regiões do Estado, "discutindo política, formando novas lideranças e se preparando" para futuras disputas eleitorais.
"Já começaremos 2026 e 2028 a partir de agora. O PT está em queda livre, a aprovação de Lula e Elmano reduz a cada dia. Colocaremos o fim do PT no estado do Ceará", disse André Fernandes em entrevista à coluna.
Tese de Fernandes acaba se afastando do que é defendido por outras lideranças da oposição, como Capitão Wagner (União) e Roberto Cláudio (PDT). Nas últimas semanas, os dois têm defendido que o bloco saia unido em 2026.
Neste último sábado antes do Carnaval, o CCBNB recebe show gratuito, às 19h, da cantora Idilva Germano e super quinteto. Uma homenagem ao samba-canção, pelo projeto Jazz em Cena, que está completando dez anos.
A brasileira AtlasIntel recebeu classificação A e está em 1º lugar no mais recente ranking de institutos de pesquisa do Silver Bulletin, plataforma de Nate Silver, um dos mais respeitados especialistas em estatística eleitoral dos EUA.
Servidores de Caucaia encerraram ontem greve dos serviços públicos municipais. Decisão ocorre após o prefeito Naumi Amorim (PSD) suspender até 30 de abril mudanças recentemente aprovadas no regime de previdência dos servidores.
Fortaleza e outros municípios do Interior recebem em outubro a XV Bienal Internacional de Dança do Ceará, desta vez com espetáculos do Senegal, de Guadalupe (departamento da França no Caribe) e de diversas cidades brasileiras.
Neste ano, evento terá espetáculos produzidos especialmente para a ocasião, inclusive com a estreia nacional de criações de Phia Ménard (França) e do brasileiro Henrique Rodovalho marcada para Fortaleza.
Horizontais
Celebrando o que seria o aniversário de George Harrison, grandes nomes do blues e de bandas cover dos Beatles de Fortaleza se reúnem às 19h desta sexta-feira, 19h, no CCBNB. /// Entrada gratuita e presenças como Felipe Cazaux, Eduardo Neves, Roberto Lessa, Rafael Balboa, Renan Elias, Márcio e Marcelo Holanda.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.