Logo O POVO+
"Sempre prezei pela transparência, legalidade e bem-estar da população", diz Sarto
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

"Sempre prezei pela transparência, legalidade e bem-estar da população", diz Sarto

Ex-prefeito se posicionou após relator no TCE votar pela reprovação de contas da gestão do pedetista em 2021; "julgamento está só começando", diz ex-prefeito
Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), fez anúncio nesta segunda-feira, 30, nas redes sociais (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), fez anúncio nesta segunda-feira, 30, nas redes sociais

O ex-prefeito José Sarto (PDT) se manifestou na noite desta sexta-feira, 21, após relator no Tribunal de Contas do Estado (TCE) votar pela reprovação de contas da gestao do pedetista em 2021. Em nota, o ex-prefeito destacou que julgamento “está apenas começando” e que está “tranquilo” em relação a quaisquer questionamentos.

“Durante os quatro anos em que fui prefeito de Fortaleza, sempre prezei pela transparência, legalidade e bem-estar da população em todas as minhas ações. Por isso, estou tranquilo em relação a qualquer questionamento sobre minha gestão”, diz.

“É importante lembrar que esse julgamento está apenas começando e que os pontos levantados são extremamente técnicos. Portanto, vamos aguardar a conclusão da análise pelo tribunal antes de fazermos qualquer declaração mais assertiva sobre o tema”, conclui o ex-prefeito de Fortaleza.

O caso começou a ser julgado nesta semana pelo pleno virtual da Corte, mas acabou sendo adiado após a conselheira Patrícia Saboya pedir vistas do processo. Antes do adiamento, no entanto, a conselheira Soraia Victor registrou que acompanhará o voto do relator pela desaprovação das Contas. Já Onélia Santana se declarou suspeita para julgar o caso.

Em seu voto, Pontes aponta pelo menos duas irregularidades nas contas de Sarto em 2021, incluindo a abertura de créditos especiais "sem a correspondente fonte de recursos" e o não repasse ao INSS da integralidade de valores da contribuição previdenciária pela Prefeitura.

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?