
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza
O pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu nesta quinta-feira, 3, os desembargadores Maria Iraneide Moura Silva e Emanuel Leite Albuquerque membros efetivos do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na vaga de desembargador. Ao todo, Maria Iraneide contou com 37 votos dos colegas, enquanto Emanuel teve 36 votos.
Com a decisão, os dois irão compor a próxima gestão da Justiça Eleitoral do Ceará para o período 2025-2027, com um dos dois assumindo a presidência do TRE-CE. Além dos dois, também foram escolhidos como membros suplentes da Corte os desembargadores Luiz Evaldo Gonçalves Leite, com 46 votos, e Durval Aires Filho, com 40 votos. Gestão será responsável pela organização da eleição de 2026 no Estado.
A eleição ocorreu em formato eletrônico e secreto, com resultado confirmado durante sessão do pleno do TJCE. Votante na eleição, o atual presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, parabenizou os novos integrantes da Corte Eleitoral, destacando dados de sua gestão à frente do órgão.
“Por três anos consecutivos, o TRE-CE tem se destacado nacionalmente em matéria de produtividade e transparência”, disse, destacando a conquista da posição de melhor tribunal do Brasil no Prêmio CNJ de Qualidade, com concessão do selo Excelência em 2024.
O TRE-CE é composto por sete membros, sendo dois desembargadores estaduais (presidente e vice-presidente – este acumula a função de corregedor eleitoral); dois juízes estaduais, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região; e dois juristas (classe de advogados). Tem ainda a atuação de um procurador regional eleitoral.
Atualmente, o presidente é o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos e o vice-presidente e corregedor é o desembargador Francisco Gladyson Pontes, tendo como suplentes os desembargadores Emanuel Leite Albuquerque e Maria Iraneide Moura Silva, respectivamente. No dia 8 de abril, o Pleno do TRE-CE vota para eleger a próxima Presidência e Vice-Presidência, durante sessão plenária. (com informações do TRE-CE)
Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.